1 de maio de 2018

Louis Meintjes espera ser candidato numa Dimension Data a precisar de vitórias

(Fotografia: © Stiehl Photography/Dimension Data)
Louis Meintjes candidato na Volta a Itália? No seu regresso à Dimension Data, a ambição tanto da equipa como do ciclista, passa por começar a habituar-se aos pódios nas grandes voltas, para em 2020 estar de amarelo quando cortar a meta nos Campos Elísios. É este o plano, vencer o Tour daqui a dois anos, mas para já a opção até foi fazer uma estreia no Giro e o sul-africano quer assumir-se como um voltista a ter em conta para mais do que top dez (tem dois em França). Porém, a sua forma lança muitas dúvidas sobre como se irá apresentar e até Meintjes não escondeu alguma frustração por não ter conseguido andar sequer na roda de Chris Froome, Thibaut Pinot e Miguel Ángel López, por exemplo, na recente Volta aos Alpes.

Pouco ou nada se tem visto de Meintjes, que começou a temporada na Volta ao Algarve. Quatro corridas e só ficou de fora do top 20 na Volta à Catalunha. Mas sabe a pouco tendo em conta o objectivo de se estrear na Volta a Itália com um bom resultado, com a pressão a ser ainda maior tendo em conta a falta de vitórias da Dimension Data. Por mais tranquilidade que a equipa tente passar, dois triunfos apenas é muito escasso. Por isso mesmo, esta Dimension Data dificilmente se focará somente em levar Meintjes ao lugar mais alto possível na geral. Etapas precisam-se. Se o sul-africano demonstrar novamente dificuldades em acompanhar os favoritos, é possível que seja o primeiro a perder tempo para depois lutar por uma tirada. No entanto, Igor Anton e o jovem Ben O'Connor - que grande etapa venceu na Volta aos Alpes - são ciclistas para serem lançados em fugas ou em tentar ataques fulminantes. Também o eritreu Natnael Berhane poderá tentar a sua sorte. Uma classificação como a da montanha não é de descurar.

Mas é em Meintjes que muitas das atenções se centraram. Foi nesta estrutura que se fez ciclista, tendo estado dois anos na Lampre-Merida/UAE Team Emirates. Ali demonstrou que praticamente sem ajuda de companheiros conseguia estar entre os melhores, mesmo na Volta a França. Neste "regresso a casa", Meintjes procura outro tipo de apoio, na estrada e mesmo entre os directores, que se concentram nele para as grandes voltas. O sul-africano tem o potencial para escrever uma bela história no ciclismo, ainda que seja difícil afastar a desconfiança para esta Volta a Itália.

Meintjes foi o primeiro dos principais nomes a chegar a Jerusalém, ontem, onde no sexta-feira arranca a 101ª edição do Giro, com a maioria a aterrar em Israel durante este 1 de Maio. Por esta altura começa a crescer a vontade que a corrida arranque, que se perceba as primeiras sensações. A Dimension Data e Meintjes podem ter um plano a médio prazo, mas a curto querem arrancar de vez para uma temporada mais tranquila, pois pontos precisam-se para um ranking no qual só a Katusha-Alpecin está pior.



Sem comentários:

Enviar um comentário