14 de maio de 2017

Etapa anulada e a Taça de Portugal fica à espera de conhecer o vencedor

Daniel Mestre estava bem encaminhado para ser o vencedor da Taça de Portugal
(Fotografia: Efapel)
Situação insólita no Grande Prémio do Dão. A segunda e última etapa da corrida que iria definir o vencedor da Taça de Portugal acabou por ser anulada uns quilómetros antes do ciclistas terminarem a tirada, que tinha um circuito final em Viseu. As classificações ficaram suspensas e aguarda-se agora pela decisão da Federação Portuguesa de Ciclismo.

O organismo publicou um comunicado que aqui se transcreve: 

"A segunda etapa do Grande Prémio do Dão foi anulada, devido a problemas após a transição da responsabilidade de policiamento da GNR para a PSP, no circuito urbano de Viseu. 

Aos problemas de segurança decorrentes da obrigatoriedade de transição das responsabilidades de policiamento, juntou-se um engano no percurso, levando os ciclistas a parar antes de cruzarem a meta pela última vez. 

Na sequência destes factos, a organização, em conjunto com o colégio de comissários, decidiu anular a segunda e última etapa da competição. 

A Direcção da Federação Portuguesa de Ciclismo vai aguardar pelo relatório do Presidente do Colégio de Comissários, decidindo posteriormente as medidas a tomar relativamente à homologação dos resultados da corrida, ao desfecho da Taça de Portugal e a outras acções que entenda convenientes e adequadas a este caso e à prevenção de futuras situações semelhantes."

Antes do início da corrida no sábado, Antonio Angulo, espanhol da LA Alumínios-Metalusa-BlackJack, liderava a Taça de Portugal, seguido de perto por Daniel Mestre (Efapel) e Domingos Gonçalves (Rádio Popular-Boavista). Porém, no contra-relógio de 19,5 quilómetros em Nelas, Mestre foi o segundo mais rápido e Gonçalves o terceiro. Angulo fez apenas o 26º tempo, o que deixou o ciclista da Efapel numa boa posição para tentar conquistar o troféu, ainda que o corredor da Rádio Popular-Boavista a colocar pressão.

Alejandro Marque (Sporting-Tavira) ganhou o contra-relógio, deixando Daniel Mestre a 47 segundos, vantagem que o deixava mais confortável para se sagrar o vencedor do Grande Prémio do Dão.

Nos sub-23, o jovem espanhol da Rádio Popular-Boavista, Xuban Errazquin, foi apenas 20º e com o segundo lugar, Gaspar Gonçalves (Liberty Seguros/Carglass) estava numa boa posição para lutar pela conquista da Taça de Portugal.

»»David Rodrigues conquista primeira vitória como profissional««

»»Antonio Angulo vence Volta à Bairrada e assume liderança da Taça de Portugal««

Sem comentários:

Enviar um comentário