7 de maio de 2017

Alarcón segundo em Madrid. Meier vence em Torres Vedras e lidera Taça de Portugal

(Fotografia: W52-FC Porto)
Este fim-de-semana só a W52-FC Porto e a Rádio Popular Boavista estiveram em acção das equipas de elite portuguesas, tendo participado na Volta à Comunidade em Madrid, com mais um excelente resultado para a formação azul e branca. Mas por cá, as senhoras estiveram na estrada, com a quarta etapa da Taça de Portugal a ser muito discutida e com uma nova líder.

Começando por Madrid, o périplo por Espanha da W52-FC Porto esteve perto de ser perfeito. Primeiro Raúl Alarcón conquistou a Volta às Astúrias, entrou a vencer em Madrid e será difícil não sentir alguma frustração por ter perdido a geral devido ao posicionamento nas três etapas, já que o espanhol terminou com o mesmo tempo que o vencedor Oscar Sevilla. Na primeira etapa Alarcón foi primeiro e Sevilla quarto, mas nas restantes o veteraníssimo espanhol ficou sempre à frente: foi segundo e Alarcón terceiro na segunda tirada e neste domingo foi quinto, dois lugares à frente do ciclista da equipa portuguesa. Alarcón venceu a classificação por pontos.

Quanto à Rádio Popular-Boavista, o melhor foi o jovem de 20 anos Xuban Errazquin. O espanhol tem estado a destacar-se nas últimas semanas ao serviço da equipa de José Santos. Em Madrid terminou na 19ª posição, a 2:40 de Sevilla.


Uma palavra para o vencedor. O nome não é coincidência, é mesmo o Oscar Sevilla que no início do século chegou a ser segundo na Volta à Espanha, então ao serviço da Kelme-Costa Blanca. Aos 40 anos continua a competir, tendo encontrado já há algumas temporadas a Colômbia como segunda casa. Está na Medellin-Inder, mas pela EPM-UNE-Área Metropolitana venceu três Voltas à Colômbia. Em Madrid repete uma vitória que havia conquistado em 2009.

No próximo fim-de-semana, toda a elite nacional está de volta à estrada com o Grande Prémio do Dão. Dia 13 e 14 vai ficar decidida a Taça de Portugal.

Senhoras dão espectáculo em Torres Vedras

(Fotografia: Federação Portuguesa de Ciclismo)
Daniela Reis (Lares-Waordeals) esteve por Portugal depois de ter competido nas clássicas das Ardenas. A campeã nacional não fez por menos e tentou conquistar a quarta etapa da Taça de Portugal, mas foi batida ao sprint pela estoniana Maaris Meier (Maiatos/Reabnorte). A vitória e o nono lugar de Fiona Hunter-Johnston (Fusion Fierlan RT), fez com que Meier ultrapassasse a britânica, somando agora mais três pontos (115).

No dia 27 deste mês, Viseu recebe as decisões da Taça de Portugal. Meier, Johnston e ainda a portuguesa Irina Coelho (5Quinas/Município de Albufeira) serão as protagonistas da luta final, com as três a terem a possibilidade de conquistar o troféu.

Maria Martins venceu em juniores, mas Marta Branco (Maiatos/Reabnorte) manteve a liderança após a corrida de sábado. Apenas estas duas ciclistas podem ganhar a Taça de Portugal neste escalão. Em cadetes, Daniela Campos (5Quinas/Município de Albufeira) e Joana Pereira (5Quinas/Município de Albufeira) estão empatadas, depois da última ter vencido em Torres Vedras. Já em masters está tudo resolvido, com a competição a ficar entregue a Elisete Sousa (5Quinas/Município de Albufeira), apesar de ainda faltar uma etapa.

E no BTT (downhill)...

O campeão nacional de downhill, Vasco Bica (MS Racing Portugal), ganhou este domingo, em Ribeira de Pena, e assumiu a liderança da Taça de Portugal desta vertente. Bica aproveitou da melhor forma a ausência dos dois primeiros classificados, Rémi Thirion e Matthew Simmonds. Nas senhoras também há nova líder, com Margarida Bandeira (Montanha Clube/Louzanpark) a vencer a etapa e a subir ao primeiro lugar.

Dia 28 de Maio, a Taça de Portugal passará por Porto de Mós.


Sem comentários:

Enviar um comentário