5 de agosto de 2016

O Sporting-Tavira finalmente venceu, mas não é disso que se falará sobre esta etapa

Momento em que o pelotão chegou ao local onde estavam os fugitivos. Rui Sousa foi dos
mais interventivos com os comissários (Fotografia: Volta a Portugal)
Não foi um Chris Froome a correr pelo Mont-Ventoux sem bicicleta, mas lá tivemos na nossa Volta um momento insólito para recordar. As coisas dificilmente poderiam estar a correr com maior normalidade: uma fuga com um tempo interessante para vingar (quase sete minutos) e um pelotão que naquele momento tinha uma Efapel a liderar uma perseguição furiosa. E de repente o sinal para parar. O gesticular de um ciclista da Efapel a protestar com o motard. Estavam na estrada errada. O pelotão tinha-se enganado no percurso!!! A etapa que já era a mais longa dos últimos cinco anos (208,5 quilómetros), ficou ainda um pouco mais extensa.

Para quem está na estrada é um erro tremendo, de levar as mãos à cabeça. Claro que quem assiste à corrida não consegue deixar de sorrir perante o insólito. Mas não comecemos logo com a expressão "só em Portugal". Não é verdade. É raro, mas acontece... e por acaso já tinha acontecido este ano noutra prova portuguesa! Uma sinalização imperceptível ou confusa, um ciclista mais distraído, ou até as motos que lideram o pelotão enganarem-se e levarem os ciclistas com eles. As razões que já levaram a situações idênticas foram algumas e em várias corridas.

Perante a situação que o director da Volta, Joaquim Gomes, apelidou de "inexplicável", a solução foi mandar parar os homens da fuga e esperar que o pelotão chegasse ao local, neutralizando a etapa durante aqueles quilómetros de "recuperação". A RTP pode dizer que fez um pouco de história ao falar com ciclistas durante uma etapa! A organização da Volta fez história por ter tomado uma decisão rápida e que era a mais justa, dentro do possível. Os fugitivos partiram e o pelotão arrancou com a mesma diferença temporal (cerca de 6:40 minutos) aquando do engano. Faltavam 11 quilómetros para o final.

Claro que fica a questão que foi abordada por alguns ciclistas, que consideravam que precisamente naquele percurso que acabou por ser neutralizado, teria sido possível tirar qualquer coisa como dois minutos à fuga. Fica o "se" e fica também o desagrado de Américo Silva que tinha a sua Efapel na perseguição, ainda a pensar provavelmente em Daniel Mestre para a vitória (o pelotão recuperou dois minutos nos 11 quilómetros). E não esquecendo que este tipo de paragem, principalmente demorada para os fugitivos enquanto esperaram pelo pelotão, não é nada recomendável.
Ezquerra deu a primeira vitória ao Sporting-Tavira
(Fotografia: Volta a Portugal)

Foi a solução possível e correcta, sendo que o importante agora passa por perceber o que aconteceu e garantir que não se repita. É que pode ter alguma graça para quem vê, mas não é de todo prestigiante para a competição. Esta estreia da Nazaré e da Arruda dos Vinhos na Volta será certamente memorável!!!

E já agora, venceu o Sporting-Tavira. Finalmente! Jesus Ezquerra era um dos ciclistas na fuga e perto do final afastou-se do grupo e ninguém o seguiu. Um triunfo muito desejado pela equipa que viu Rinaldo Nocentini cedo ficar fora da luta pela geral. O conjunto demorava em fazer render esta nova parceria. Não é o resultado perfeito, mas pelo menos o Sporting-Tavira salvou algo desta Volta a Portugal.

Mais um ponto: Wilson Diaz, o "estagiário" colombiano da Funvic-Soul Cycles-Carrefour, é o vencedor da classificação da montanha.

9ª etapa: Alcácel do Sal - Setúbal (187,5 quilómetros)

Uma terceira e uma segunda categoria já não deverão fazer grandes diferenças entre os candidatos, ainda que, a ver vamos, se Gustavo Veloso tenta encurtar um pouco mais os 2:25 minutos que o separam do colega Rui Vinhas. Porém, é possível que já todos estejam à espera do contra-relógio final. No entanto, esta etapa marca o regresso da Volta a Portugal ao sul do país. Não desce muito, mas há muito que era reclamado que se fosse além Tejo.



Veja o resultado da oitava etapa, entre Nazaré a Arruda dos Vinhos (208,5 quilómetros), e as classificações.

Sem comentários:

Enviar um comentário