13 de agosto de 2016

Brasileiro que competiu nos Jogos Olímpicos apanhado com doping. Sucessão de casos preocupa Brasil

Kleber Ramos tem 30 anos (Fotografia: Facebook do ciclista)
Kleber Ramos testou positivo a substância CERA e foi suspenso pela UCI. O brasileiro, de 30 anos, participou, mas não terminou a prova em linha, no entanto o caso já está a ter repercussão no país, ainda mais porque em menos de um ano Ramos é o quarto ciclista a ter problemas com doping.

O teste foi realizado a 31 de Julho, seis dias antes da competição olímpica. CERA é um estimulante que aumenta a quantidade de glóbulos vermelhos no sangue e foi uma substância detectada pela primeira vez em 1998, sendo considerada a terceira geração de drogas derivadas de eritropoietina (EPO). Riccardo Ricco, Danilo Di Luca e Davide Rebellin foram ciclistas que testaram positivo por CERA.

O ciclista da Funvic Soul Cycles-Carrefour - equipa que esteve na Volta a Portugal, mas sem este atleta - acompanha assim na lista de suspensos da UCI os brasileiros Raphael Mesquita Mendes e Pinho Montoya Nunes, segundo o site Cycling News, que em Outubro testaram positivo por esteróides. Frederico Nascimento (BTT) foi apanhado com EPO, em Maio.

O doping tanto a nível profissional como amador tem preocupado as autoridades desportivas no Brasil. Kleber Ramos pode agora pedir uma contra-análise, mas se der positiva, o ciclista arrisca uma suspensão até quatro anos.

A delegação olímpica brasileira ainda não reagiu ao caso, mas Benedito Tadeu, director desportivo da Funvic Soul Cycles-Carrefour, explicou que o ciclista foi libertado para os Jogos em Junho. Já selecção brasileira diz que Ramos apenas se apresentou a 4 de Agosto.

Enquanto ele estiver suspenso, ele também está fora da equipa. Até que termine todo o processo, que deve ter uma contra-análise e defesa dos advogados, ele está suspenso da equipa. Os nossos atletas são examinados regularmente. Todos são controlados rigorosamente e são proibidos de ingerir qualquer medicamento, injectável ou não. O Kleber Ramos não estava connosco nesse período [do teste antidoping]", afirmou Benedito Tadeu, citado pelo Globoesporte.

O Brasil participou com dois atletas na prova em linha de ciclismo. Murilo Fischer finalizou na 64ª posição. Kleber Ramos é profissional há seis anos e no ano passado ganhou uma etapa no Tour de San Luis. Já em 2016 foi segundo no campeonato brasileiro, atrás do colega de equipa da Funvic, Flávio Santos.

Chen Xinyi, chinesa de 18 anos (natação), Silvia Danekova, búlgara de 33 (atletismo) e os irmãos polacos Adrian e Tomasz Zielinski (halterofilismo), testaram positivo, mas só a nadadora chinesa o fez já durante os Jogos Olímpicos. Adrian, de 27 anos, dois anos mais velho de Tomasz, foi campeão olímpico em Londres e ainda poderá aguardar pela contra-análise. Tomasz foi mandado para casa.

Sem comentários:

Enviar um comentário