14 de agosto de 2016

"Gostava de correr numa equipa estrangeira"

Frederico Figueiredo é um dos jovens portugueses que já chamou a atenção além fronteiras, principalmente em Espanha e França. Aos 25 anos, o ciclista mantém as suas opções de futuro em aberto. "Todos os ciclistas ambicionam correr no estrangeiro. Eu não sou diferente, gostava de correr numa equipa estrangeira." 

Falhou o top dez na Volta a Portugal por um lugar - que perdeu após o contra-relógio -, mas já tem outros como na Volta a Castela e Leão, Grande Prémio Miguel Indurain e Route du Sud. Resultados que o colocaram na mira de equipas estrangeiras. "Se eu receber algum contacto e se se proporcionar, se eu achar que as condições são boas, é algo que pensarei", admitiu ao Volta ao Ciclismo, no final da Volta a Portugal. No entanto, Frederico Figueiredo mantém-se muito realista: "Também é preciso ter um bocado de sorte, falarem do nosso nome, conhecer as pessoas certas..."

Terminada a Volta a Portugal, o futuro de um dos jovens mais promissores do ciclismo nacional está em indefinido. Frederico Figueiredo disse que "não tem nada em concreto para o ano que vem", não sabendo se eventualmente até continuará na Rádio Popular-Boavista. "Tudo a seu tempo, ainda faltam umas corridas para acabar a época."

"Espero continuar a evoluir de ano para ano para conseguir discutir uma Volta a Portugal"

Apesar de ambicionar ingressar numa equipa estrangeira, Frederico Figueiredo não esconde que gostaria de um dia estar na luta pela Volta a Portugal. "É mesmo de arrepiar ver esta gente toda em Lisboa e durante estes 11 dias de Volta", confessou. Porém, diz que tem de continuar a sua evolução. "Costuma-se dizer que o auge do ciclista é a partir dos 28 anos. Faltam-me três para lá chegar", afirmou, sorrindo. "Espero continuar a evoluir de ano para ano para conseguir discutir uma Volta a Portugal", acrescentou, considerando que este ano fez uma boa prova, que lhe valeu o 11º lugar, perdendo dois lugares no contra-relógio final.

Quanto à performance da Rádio Popular-Boavista na Volta, Frederico Figueiredo refuta as críticas da equipa não dar espectáculo: "No ciclismo não se trata de dar espectáculo, trata-se de alcançar resultados." Salientado que dá valor a quem deu espectáculo durante a prova, o jovem realça como a equipa entrou no contra-relógio do último dia com três ciclistas no top dez, acabando com dois, um dos quais no pódio: Daniel Silva (Rui Sousa foi nono). A estes resultados junta-se o segundo lugar por equipas. "Penso que fizemos uma boa Volta", afirmou.

Sem comentários:

Enviar um comentário