16 de agosto de 2016

"A Volta a Portugal é uma corrida que inspira muita paixão"

Wilson Diaz foi o rei da montanha (Fotografia: Volta a Portugal)
Chegou à Volta a Portugal como um ciclista à experiência da equipa brasileira Funvic Soul Cycles-Carrefour, sem saber bem o que queria fazer na corrida. Rapidamente ganhou fama quando festejou uma vitória cedo de mais, mas Wilson Ramiro Diaz recuperou de um momento algo humilhante para surpreender tudo e todos, provavelmente até ele próprio, ao ganhar a camisola da montanha. E o colombiano não tem dúvidas em afirmar: a corrida portuguesa conquistou-o.

"É uma corrida que inspira muita paixão, que todos querem fazer. Foi espectacular", salientou ao Volta ao Ciclismo, justificando como os ciclistas vivem a prova com o exemplo de como "Veloso chorou porque não ganhou". Admitindo que é uma corrida com um percurso difícil, também não hesita em dizer: "Eu gosto de coisas difíceis." "Quero voltar cá, não tenho dúvidas nenhumas", realçou.

Ao recordar aqueles festejos de uma vitória que pensava que tinha conquistado em Braga - ainda faltava mais uma volta ao circuito final -, a voz de Diaz perde um pouco um tom de alegria que dominava por ser o rei da montanha. Afinal, como se recupera de um momento como aquele? "É preciso ter coragem e muita força mental para voltar à realidade", confessou.

"Quando aqui cheguei nem sabia o que queria fazer. Depois, todos os dias fui somando pontos [na montanha] e então decidimos fazer tudo pela camisola azul"

Os 11 dias da Volta a Portugal acabaram por ser memoráveis para o colombiano, que aos 29 anos viu a Funvic entregar-lhe uma grande oportunidade na sua carreira, pois estamos a falar de uma equipa Profissional Continental, ou seja, que está no segundo escalão do ciclismo mundial. "Quando aqui cheguei nem sabia o que queria fazer. Depois, todos os dias fui somando pontos [na montanha] e então decidimos fazer tudo pela camisola azul", explicou num espanhol já com uns toques de português... com sotaque brasileiro. Diaz venceu somando 70 pontos, mais 13 que Joni Brandão (Efapel) e mais 15 de Bruno Silva (LA Alumínios-Antarte).

E há que não esquecer que Wilson Diaz acabou por entrar também para a história por ter
           O famoso "Salto da Pedra Sentada" (Fotografia: Volta a Portugal)
sido o primeiro ciclista a passar no "Salto da Pedra Sentada", o famoso troço de terra batida em Fafe, normalmente utilizado no Rali de Portugal e que este ano fez a estreia na maior prova de ciclismo nacional.

Entre o momento do festejo da vitória que não foi e a luta pela montanha, Wilson Diaz foi conquistando a simpatia do público português e o colombiano sentiu isso mesmo: "O público é espectacular, são pessoas muito queridas e levo grandes recordações delas."

Tal como o português Luís Mendonça - também à experiência na Funvic -, Wilson Diaz vai agora competir na China em Setembro, em mais uma tentativa de convencer a equipa brasileira a contratá-lo. Mas certamente que a vitória na montanha da Volta a Portugal já lhe deu um ponto muito, muito positivo. E o discurso é de quem está bastante descontraído... pelo menos por agora: "Agora quero é ir para casa e descansar um pouco. Depois veremos o que acontece no futuro."

Sem comentários:

Enviar um comentário