4 de setembro de 2018

Queda grave de Petilli marcou etapa. Italiano ficou inconsciente mas já recebeu alta hospitalar

Italiano estava a fazer a sua estreia na Vuelta
(Fotografia: © PhotoFizza/UAE Team Emirates)
Dia de susto na Vuelta com Simone Petilli a sofrer uma queda aparatosa que o deixou inconsciente. O ciclista da UAE Team Emirates foi de imediato assistido pelos médicos, sendo transportado para o hospital. A equipa já confirmou que o italiano sofreu uma concussão cerebral, mas os exames revelaram não existir qualquer problema neurológico. Se a nível de saúde do corredor é uma boa notícia, dentro do possível, já desportivamente, a formação de Fabio Aru fica sem o seu segundo homem, pois Daniel Martin não partiu para a 10ª etapa. São apenas três as desistências na Volta a Espanha, duas na mesma equipa.

Petilli é uma das jovens apostas da UAE Team Emirates e que transitou do tempo da Lampre-Merida. Tem 25 anos e estava a realizar a sua terceira grande volta, a estreia na Vuelta, depois de dois Giros. A queda aconteceu ao quilómetro 41 dos 177 entre Salamanca e Fermoselle, Bermillo de Sayago e envolveu ainda Jelle Wallays (Lotto Soudal). O italiano ficou imóvel, sendo depois confirmando que perdeu a consciência, mas ao recuperá-la, rapidamente reconheceu o médico da corrida, que foi o primeiro a socorrê-lo.

"Ele também sofreu um corte profundo no sobrolho esquerdo, que precisou de pontos e alguns dentes ficaram partidos. Ele está agora no Hospital Zamora numa condição boa e estável. Ele é capaz de interagir com o médico da equipa Michele de Grandi", lê-se num primeiro comunicado da equipa, no qual é assegurado que os exames excluíram problemas neurológicos. Já ao início da noite, a UAE Team Emirates anunciou que o ciclista recebeu alta hospitalar e ia passar a noite no hotel da equipa.

É a segunda queda grave de Petilli em menos de um ano. Em Outubro, na Lombardia, o italiano sofreu uma comoção cerebral e fracturou uma vértebra, a clavícula e a omplata.

Com algumas quedas já a marcarem a Vuelta, nenhuma tinha sido tão grave. E desportivamente é então um rude golpe para uma equipa que viu Dan Martin regressar a casa no dia de descanso (segunda-feira). O irlandês prepara-se para ser pai de gémeas e com uma inesperada possível antecipação do parto, o ciclista pediu aos responsáveis da UAE Team Emirates para abandonar a corrida e assim acompanhar a mulher neste momento especial da sua vida. A autorização chegou sem qualquer surpresa, ainda que isso significasse a perda de um corredor que poderia estar na luta por alguma etapa e na ajuda a Fabio Aru na geral, já que Martin estava sem qualquer aspiração nesse sentido.

Com a perda de Petilli, são apenas seis os ciclistas que continuam em prova pela equipa dos Emirados. Só outra formação já perdeu um corredor. Maurits Lammertink, da Katusha-Alpecin, foi o primeiro abandono da Vuelta, ao não partir para a etapa oito, devido a persistentes dores abdominais.

Segunda vitória para Viviani

Quanto à etapa, foi um dia em que se cumpriram as expectativas. Na perspectiva portuguesa, o destaque vai para mais uma fuga de Tiago Machado (Katusha-Alpecin), mas ainda não foi esta a que vingou. As equipas dos sprinters conseguiram concretizar a pretensão de dar aos seus ciclistas a possibilidade de discutir a vitória. A Quick-Step Floors foi perfeita e Viviani não teve concorrência à altura. Peter Sagan (Bora-Hansgrohe) foi novamente segundo. Foi a terceira vez que ficou nesta posição na Vuelta, somando ainda um terceiro e um nono lugar, o que o ajudou a tirar a camisola verde a Alejandro Valverde (Movistar), liderando com mais dois pontos.

Viviani junta-se a Valverde e Ben King (Dimension Data) como vencedor de duas etapas na 73ª Volta a Espanha.

Os últimos quilómetros acabaram por ser de grande nervosismo para alguns dos candidatos, incluindo o dono da camisola vermelha, Simon Yates. O ciclista da Mitchelton-Scott sofreu dois furos, um mal que atingiu vários corredores, como Nairo Quintana, Nelson Oliveira (Movistar) e Wilco Kelderman (Sunweb), entre outros. O holandês ainda teve um problema mecânico que o fez perder mais de um minuto para o pelotão. Porém, estava dentro dos três quilómetros finais, pelo que lhe foi registado o tempo do vencedor da 10ª tirada.

Esta foi uma etapa de transição que contrariou o que muito acontece nas grandes voltas. Ou seja, o dia a seguir ao descanso tem alguma dureza ou é um contra-relógio (como vai acontecer na próxima semana). É nesta quarta-feira que regressa o sobe e desce da Vuelta, com três terceiras categorias - uma perto do fim - e uma segunda. Será a etapa mais longa da corrida, com 207,8 quilómetros entre Mombuey-Ribeira Sacra, Luintra. A alta montanha regressa na sexta-feira, com muita acção (assim se espera) até domingo.


Pode ver aqui as classificações completas. A única mudança de camisola foi a verde. Simon Yates continua líder da geral, com um segundo de vantagem sobre Valverde, que vai voltar a vestir a camisola do prémio combinado, que estava "emprestada" a King enquanto tinha a verde. Luis Ángel Maté (Cofidis) lidera na montanha e a Lotto-Jumbo por equipas.

José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e José Mendes (Burgos-BH) terminaram a etapa no pelotão, enquanto Tiago Machado e Nelson Oliveira perderam 22 segundos.



Sem comentários:

Enviar um comentário