9 de janeiro de 2017

Ciclista anunciou final da carreira no Facebook, depois apagou a mensagem e lançou a confusão

(Fotografia: Facebook Lieuwe Westra)
Foram 24 horas confusas quanto ao futuro de Lieuwe Westra. O ciclista holandês tinha assinado pela Wanty-Groupe Gobert e seria uma das principais figuras da equipa Profissional Continental, depois de seis anos no World Tour, primeiro com a Vacansoleil-DCM e depois na Astana. Aos 34 anos, a falta de resultados pela equipa cazaque levaram-no a procurar um novo desafio. No entanto, Westra colocou uma mensagem no seu Facebook no domingo a anunciar o fim da sua carreira. Depois retirou-a e gerou-se a confusão. Afinal Westra abandonava ou não? A Wanty-Groupe Gobert confirmou esta segunda-feira a retirada do holandês, que nem chegou a estrear-se pela nova equipa.

Em causa poderá estar uma depressão que Westra tem sofrido nos últimos anos. Já em 2015, o ciclista tinha pensando em deixar a competição, justificando que tinha terminado a relação com a namorada, que vivia sozinho no Mónaco, longe de casa, e também devido às muitas quedas que tinha presenciado, salientando as "pessoas que estão em coma". Confessou que eram demasiados acontecimentos para um ano e que poderia "quebrar". Não quebrou então, parece ter quebrado agora.

"Hoje decidi de parar de competir. Não consigo continuar. Obrigado a A.Boskamp e K.Snijder! Ok, eu páro mas agora tenho tempo para resolver estes assuntos rapidamente", escreveu no Facebook, a tal mensagem entretanto retirada, mas citada pelo Cycling News. Os nomes são do empresário e do cunhado, com quem tem um processo em tribunal a decorrer devido a alguns negócios.

Ao site holandês Nos.nl, Westra disse que a mensagem estava incorrecta, mas uma pessoa que gere a sua página confirmou o anúncio. Westra tem estado desde então incontactável. A sua nova equipa, Wanty-Groupe Gobert, parece ter sido apanhada de surpresa, pois inicialmente não comentou a informação.

Depois veio a cunhada dizer que o ciclista tinha mesmo decidido terminar a carreira. Em mais uma mensagem no Facebook, escreveu que Westra pediu uns dias para descansar e que depois quererá explicar a sua opção.

Esta segunda-feira, a Wanty-Groupe Gobert reagiu e colocou no Twitter que o ciclista terminava a carreira.
Um adeus confuso de um ciclista que participou em sete grandes voltas, incluindo no Tour que Vincenzo Nibali venceu em 2014, esteve ainda em 11 clássicas e somou 13 vitórias como profissional. De destacar as etapas ganhas no Paris-Nice (competição em que foi ainda segundo na geral em 2012), no Critérium du Dauphiné e na Volta à Catalunha (ambas em 2014). Este ano venceu a corrida alemã Driedaagse De Panne-Koksijde, mas a temporada ficou marcada por muitas desistências: 11, as últimas cinco consecutivas nas competições no final de temporada, juntando-se ainda o facto de nem ter partido na Clássica de San Sebastian.

»»Wiggins anuncia um adeus rodeado de suspeitas««

»»Afinal podemos mesmo despedir-nos de Joaquim Rodríguez. Espanhol terminou a carreira««

»»Houve festa de despedida, mas o adeus de "Spartacus" ainda não parece real... #ciaofabian««

Sem comentários:

Enviar um comentário