16 de novembro de 2016

Federação norueguesa acusa polícia de ter atropelado propositadamente uma ciclista nos Mundiais de Doha

Susanne Andersen (à direita) recuperou do atropelamento e conquistou
 a medalha de bronze na prova de estrada (Fotografia: Facebook Doha 2016)
Quando se pensava que poderíamos deixar no passado uns Mundiais cuja história se escreve apenas com os vencedores, pois entre o calor e as estradas desertas... de público, saudades não ficaram nenhumas. Porém, a federação de ciclismo da Noruega vem agora acender uma polémica que, a ser verdade, não é exactamente a imagem que Doha queria passar para o exterior (e já não tinha sido muito atractiva). Susanne Andersen foi atropelada quando regressava ao hotel na sua bicicleta após o contra-relógio, notícia que na altura foi divulgada. Porém, os pormenores só agora foram revelados: a jovem foi abalroada por um polícia e a federação considera que o acto foi intencional.

"Estou convencido que foi um acto deliberado por um polícia que conduziu contra a Susanne. Não havia marcas de derrapagem [de uma eventual travagem brusca] e ele não demonstrou qualquer empatia. Ao invés, acendeu um cigarro e falou ao telemóvel alheio à rapariga que estava deitada no chão a gritar", explicou o director do desporto da federação, Hans Falk, em entrevista ao canal norueguês TV2.

Falk referiu ainda a razão que levou a manterem o silêncio durante praticamente um mês (os Mundiais realizaram-se entre 9 e 16 de Outubro): "Fomos encorajados a não reportar o caso à polícia. Disseram-nos que se o fizéssemos, não seríamos autorizados a sair do país. Achámos que era melhor a Susanne regressar a casa antes que o caso se tornasse pior."

Para já só há reacção da UCI que disse à TV2 que, segundo o site Cycling News, "a situação foi tratada no momento e reportada às autoridades através do comité organizador local". Já a organização dos Mundiais de Doha e as autoridades do Qatar ainda não reagiram às acusações da federação norueguesa.

Susanne Andersen, de 18 anos, até conquistou a medalha de bronze, na categoria de júnior, pois os ferimentos do atropelamento não foram graves e permitiram que competisse na prova de estrada. Já a bicicleta terá ficado destruída. Na altura, a ciclista deixou uma mensagem no Twitter.


»»Foi dado como morto e agora voltou a pedalar nos 30 minutos mais especiais da sua vida««

»»Queria pedalar um milhão de milhas na sua vida. Ficou paraplégico a 300 mil do objectivo, mas não vai desistir««

Sem comentários:

Enviar um comentário