8 de novembro de 2016

Lampre-Merida. Quando ser uma equipa é algo secundário...

(Fotografia: Facebook Lampre-Merida)
Já vista como uma das equipas mais fracas do pelotão internacional, a Lampre-Merida limitou-se a confirmar isso mesmo em 2016. Não significa que não tenha bons ciclistas. Muito pelo contrário. Afinal conta com o campeão do mundo de 2013, Rui Costa, um excelente corredor como Diego Ulissi, um trepador de grande futuro como Louis Meintjes, ou a jovem promessa Valerio Conti, assim como os sprinters Davide Cimolai (que vai para a FDJ) e Sacha Modolo. O problema da formação italiana foi que raramente funcionou como equipa e no dia em que Rui Costa, o líder, teve de ir ao carro buscar o seu próprio abastecimento… fica quase tudo dito.

E os resultados acabam por demonstrar precisamente essa falta de espírito de equipa. Foram 19 vitórias (cinco a nível World Tour), a maioria conquistadas precisamente por actos solitários dos ciclistas. Rui Costa este ano alterou os planos e em vez de atacar o top dez da geral no Tour, procurou uma etapa, enquanto Meintjes se preocupou mais com a geral e a luta pela camisola da juventude. Rui Costa esteve perto (foi segundo numa etapa e quinto noutra), mas apesar de não ter conquistado qualquer triunfo durante o ano, a temporada voltou a ser marcada por grande regularidade - mesmo sem grande apoio dos colegas -, como revelam os top dez no Paris-Nice, Volta ao País Basco, Volta à Romandia, Volta à Suíça, na Flèche Wallone e o terceiro lugar na Liège-Bastogne-Liège.

  • 15ª no ranking World Tour com 442 pontos
  • 19 vitórias (5 no World Tour - 3 em grandes voltas)
  • Diego Ulissi foi o ciclista com mais vitórias: 6 (duas no Giro)


Diego Ulissi acabou por conseguir as desejadas vitórias importantes com duas etapas no Giro, enquanto Valerio Conti alcançou um triunfo fantástico na Vuelta. Sacha Modolo foi a grande desilusão e era cada vez mais óbvio que esta Lampre-Merida precisava de uma profunda remodelação. Rui Costa estava em final de contrato e a sua saída parecia mais do que lógica. No entanto, a época da formação italiana acabou por ficar marcada pela compra da TJ Sport, uma empresa chinesa que irá assim ser a primeira equipa daquele país no World Tour. O português e Ulissi serão dois dos líderes, enquanto Ben Swift e John Darwin Atapuma são para já as grandes contratações.

Porém, depois das exibições de individualismo a que se assistiu este ano (e nas épocas mais recentes), mais do que um novo patrocinador espera-se que a equipa perceba o significado da necessidade de trabalhar como tal para assim tirar partido dos ciclistas que tem.

De referir ainda, que a nova vida da formação para 2017 fará com que Itália deixe de ter equipas no World Tour. Aliás, a própria Lampre poderá abandonar o ciclismo. A empresa que trabalha com aço entrou no ciclismo em 1992, não esteve entre 1996 e 1998, mas desde 1999 que se tornou numa das principais equipas, com um longo historial no principal escalão. Porém, a família Galbusera ainda não decidiu se continuará como co-patrocinador, segundo explicou Guiseppe Saronni, director da formação, à Gazzetta dello Sport.



Sem comentários:

Enviar um comentário