10 de novembro de 2016

AG2R La Mondiale. Menos mal que houve Romain Bardet

(Fotografia: Facebook AG2R)
No que diz respeito a vitórias, a equipa francesa teve uma das suas piores temporadas. No entanto, quando coloca um ciclista no segundo lugar da Volta a França, apenas atrás de um impressionante Chris Froome (e a sua Sky), não se pode falar de uma época fracassada. Aliás, a AG2R estará certamente motivada para 2017, tendo em conta que Romain Bardet demonstrou que é mesmo um candidato a vencer o Tour, havendo esperança que possa ser ele a terminar com o longo jejum francês na prova, que dura desde 1985, quando Bernand Hinault venceu. Bardet nem era nascido (1990), mas aos 25 anos, o talento já se sabia que tinha, agora demonstrou que está pronto para lutar, mas irá precisar de mais ajuda da sua equipa.

Além da vitória de etapa e do segundo lugar de Bardet no Tour, a AG2R teve também a confirmação que Pierre Latour é um ciclista de futuro, pois o jovem de 23 anos venceu uma das mais difíceis etapas da Volta a Espanha. Jan Bakelants teve um ano aquém do desejado, pois apesar de algumas boas classificações, somou apenas um vitória logo no início do ano na La Méditerranéenne. Porém, a grande desilusão voltou a ser Domenico Pozzovivo. O pequeno italiano demora em mostrar-se na equipa francesa e por uns tempos a sua continuidade parecia em risco, mas acabou por renovar.

  • 13º lugar no ranking World Tour com 482 pontos
  • 8 vitórias (2 no World Tour, na Volta a França e Espanha)
  • Samuel Dumoulin foi o ciclista com mais vitórias: 4


Jean-Christophe Peraud (39 anos) queria uma despedida em grande. Passou o testemunho do Tour para Romain Bardet e foi tentar a sua sorte no Giro. Mas não teve nenhuma. Na terceira etapa teve uma queda muito aparatosa que o obrigou a abandonar. Foi depois à Vuelta, terminando na 13ª posição. Para a história ficará as duas vitórias no Critérium International e o segundo lugar no Tour em 2014.

Mas houve um veterano que rendeu. Samuel Dumoulin tem 36 anos e somou quatro vitórias, em provas secundárias, é certo, mas que lhe valeu o triunfo na Taça de França, competição importante para os franceses.

Ainda assim, uma temporada que soube a pouco. Mesmo que seja uma equipa concentrada em ganhar a Volta a França, oito vitórias num ano não é particularmente entusiasmante, ainda que Bardet, principalmente, tenha estado na luta em algumas das principais competições. Contudo, certamente que a equipa irá exigir mais de alguns dos seus ciclistas no próximo ano.



Sem comentários:

Enviar um comentário