18 de novembro de 2016

A vontade dos directores desportivos em fechar os ciclistas a sete chaves na pré-época

Avermaet partiu o tornozelo a praticar BTT (Fotografia: Facebook do ciclista belga)
A pré-época tem sido acidentada. Miguel Ángel López e Greg van Avermeat sofreram acidentes que certamente levaram os directores desportivos das respectivas equipas a levar as mãos à cabeça. E depois há o caso no qual não houve acidente - o vídeo foi um sucesso -, mas os responsáveis da Bora-Hansgrohe terão passado uns segundos a pensar "ai ai, ai ai, ai" ao ver Peter Sagan fazer mais uma acrobacia na bicicleta. Não deve faltar vontade aos directores desportivos em fechar os ciclistas a sete chaves e protegê-los ao máximo, mas claro que isto é ciclismo e os acidentes acontecem durante a temporada, nas férias, ou nas pré-épocas.

O caso de Miguel Ángel López é o mais grave. O colombiano estava a treinar com um grupo de amigos na Colômbia quando um carro terá passado mais próximo e assustado alguns dos companheiros, que acabaram provocar a queda do jovem da Astana. Resultado: tíbia fracturada e quatro meses de paragem. Alexander Vinokourov terá ficado furioso, pois Lopez é uma das grandes apostas para 2017, estando prensado para liderar a equipa cazaque na Volta a França. Há tempo para recuperar e apurar a forma. Porém, é uma lesão grave e a recuperação terá de ser feita com extremo cuidado para que não venha a dar problemas no futuro. O ciclista tem apenas 22 anos e um enorme talento. Vinokourov quererá garantir que López possa mesmo ter um futuro brilhante, sem "pesadelos" sobre uma tíbia fracturada. De recordar que o colombiano ganhou este ano a Volta a Suíça e a clássica da Milano-Torino.

Depois de uma época sensacional, Greg van Avermaet resolveu descontrair no BTT. O belga explicou que ao fazer uma curva rápido de mais e ao ver que ia passar por cima de água, Avermaet colocou o pé no chão... e partiu o tornozelo. Já foi operado e tanto a BMC como o próprio ciclista confirmam que tudo correu bem e que deverá retomar os treinos nas próximas semanas. Avermaet admitiu que é sempre melhor não ter este tipo de problemas, mas que agora terá de lidar com ele, numa altura que certamente já vai começando a pensar na época das clássicas e no objectivo de uma carreira: conquistar um monumento, de preferência a Volta a Flandres ou o Paris-Roubaix. Há um ano, o belga parecia bem encaminhado para concretizar o sonho, mas caiu na Volta a Flandres e perdeu o resto da fase das clássicas.

E agora, Peter Sagan e as suas exibições de domínio da bicicleta. Já o vimos apanhar uns sustos com uns cavalinhos e outras acrobacias, contudo, por norma corre tudo bem. Neste último parecia estar tudo controlado, mas não seria surpreendente se tivesse recebido um telefonema do responsável da Bora-Hansgrohe a pedir-lhe: "Por favor não me provoques um ataque de coração. Anda direito na bicicleta!" Mas Sagan... é Sagan. E fica aqui o vídeo que, como seria de esperar, foi um sucesso nas redes sociais.

Um vídeo publicado por Peter Sagan (@petosagan) a

Sem comentários:

Enviar um comentário