17 de novembro de 2016

Doping. Vencedor da montanha na Volta a Portugal acusa positivo. Funvic, que contratou o português Daniel Silva, pode ser suspensa até um ano

Diaz poderá perder a camisola azul de rei da montanha (Fotografia: Volta a Portugal)
Wilson Ramiro Diaz acusou CERA num controlo anti-doping realizado durante a Volta a Portugal, tal como o colega de equipa João Marcelo Pereira Gaspar. Estes positivos podem resultar na suspensão até um ano da Funvic Soul Cycles-Carrefour, pois são o segundo e terceiro casos de doping em 2016 e, segundo o regulamento, se uma equipa tiver três controlos positivos no espaço de 12 meses pode incorrer na referida sanção. A UCI irá decidir a extensão da suspensão, mas não referiu quando será anunciada a decisão. Wilson Diaz foi o vencedor da classificação da montanha na competição portuguesa.

O resultado dos testes foram hoje revelados pela UCI que, em comunicado, refere que as amostras foram recolhidas no dia 27 de Julho, ou seja, logo no primeiro dia da competição. Diaz e o brasileiro João Gaspar (que abandonou a Volta na quinta etapa) foram suspensos.

CERA é um estimulante que aumenta a quantidade de glóbulos vermelhos no sangue e foi uma substância detectada pela primeira vez em 1998, sendo considerada a terceira geração de drogas derivadas de eritropoietina (EPO).

Ambos os ciclistas podem agora pedir uma contra-análise, mas caso seja confirmado o primeiro resultado, Wilson Diaz poderá perderá a camisola azul que conquistou na Volta a Portugal. O colombiano foi uma das figuras da competição, pois estava em teste na Funvic Soul Cycles-Carrefour. Começou por dar nas vistas quando festejou uma vitória cedo de mais em Braga, na segunda etapa, mas ainda faltava mais uma volta ao circuito. Acabaria por se sagrar rei da montanha. Em segundo lugar nesta classificação ficou Joni Brandão (Efapel).

Esta notícia surge um dia depois de Daniel Silva ter sido confirmado como reforço da Funvic para 2017. O português, de 31 anos, foi terceiro classificado na Volta a Portugal ao serviço da Rádio Popular-Boavista e preparava-se para competir no escalão Profissional Continental. Porém, será agora necessário esperar pela decisão da UCI - que deverá querer conhecer os resultados das contra-análises, caso sejam pedidas - para saber qual o futuro da equipa brasileira.

O primeiro caso de doping de um ciclista da Funvic aconteceu com um ciclista que esteve nos Jogos Olímpicos a representar o Brasil. Kleber Ramos testou positivo também por CERA.

Sem comentários:

Enviar um comentário