(Fotografia: Roberto Bettini/Federação Portuguesa de Ciclismo) |
O objectivo mínimo para Ivo Oliveira era disputar pelo menos o terceiro lugar nos Europeus de Berlim. O ciclista foi mesmo à final com o tempo de 4.14.570, um recorde nacional para esta prova de quatro quilómetros e o mais rápido das qualificações. Com a prata garantida, era normal sonhar mais alto. Ivo tentou, mas Filippo Ganna - italiano também de 21 anos, que representa a UAE Team Emirates - geriu melhor o esforço numa final de jovens talentos. Apesar do corredor de Gaia ter saído na frente, Ganna, campeão do mundo em 2016, manteve-se fiel à sua táctica de corrida, recuperando o tempo perdido e deixando Ivo Oliveira a cerca de três segundos.
"Foi um dia excelente para Portugal. O Ivo fez a melhor corrida de sempre na qualificação, um desempenho fantástico, cumprindo o que ambicionávamos e que tínhamos como objectivo para a competição: a passagem à final. O resultado conseguido é um marco histórico para o ciclismo português, que nos deve orgulhar a todos", salientou o seleccionador nacional Gabriel Mendes, em declarações à Federação Portuguesa de Ciclismo.
Ivo Oliveira, Filippo Ganna e o alemão Domenic Weinstein
(Fotografia: Roberto Bettini/Federação Portuguesa de Ciclismo) |
A selecção portuguesa superou as expectativas com as duas medalhas. O seleccionador Gabriel Mendes está a tentar garantir um inédito apuramento olímpico nesta vertente e é uma possibilidade que parece cada vez mais provável de se tornar realidade. E há que ter em conta que faltam mais de dois anos para Tóquio2020, dois anos para evolução dos ciclistas com grande margem de progressão, com os gémeos Oliveira à cabeça, mas com mais a apresentarem potencial, casos de César Martingil e João Matias, os restantes eleitos para estarem nestes Europeus de Berlim.
Martingil esteve hoje na corrida por pontos, naquela que foi a sua estreia a este nível, mas não conseguiu terminar. Gabriel Mendes fala de falta de experiência: "O César tem valor e potencial, mas precisa de mais experiência para estar mais preparado para competições com este grau de exigência."
Portugal fecha esta brilhante participação nos Europeus com a participação no madison este domingo. Ivo Oliveira e João Matias serão os representantes.
»»Martingil previu e Rui Oliveira cumpriu««
»»Gémeos Oliveira estão a mudar o ciclismo de pista em Portugal««
»»Martingil previu e Rui Oliveira cumpriu««
»»Gémeos Oliveira estão a mudar o ciclismo de pista em Portugal««
Sem comentários:
Enviar um comentário