29 de outubro de 2017

Os 18 colegas de Amaro Antunes na sua nova equipa

(Fotografia: Stiehl Photography/CCC Sprandi Polkowice)
A CCC Sprandi Polkowice já fechou o seu plantel para 2018. Num primeiro passo para arrancar com a preparação para a próxima temporada houve um encontro informal entre os ciclistas, que teve o objectivo de criar união na equipa, apresentando ainda as novas caras. Amaro Antunes é a grande aposta da CCC, que também garantiu Marko Kump, esloveno de 29 anos que esteve nos últimos dois anos na estrutura da actual UAE Team Emirates (colega de Rui Costa). Passou anteriormente pela Tinkoff. Enquanto o português será o líder em corridas por etapas, Kump terá a responsabilidade de lutar por resultados nas clássicas e também em sprints.

O polaco Kamil Gradek (27 anos) deixa a One Pro Cycling pela principal equipa do seu país e terá a companhia dos compatriotas Pawel Bernas (27, está na Domin Sport), Pawel Cieslik (31, Elkov-Author Cycling Team) e Pawel Franczak (26, Team Hurom). Este trio está em equipas do escalão Continental. O director Piotr Wadecki reforçou a equipa de forma a suprir algumas saídas, mas também conseguiu manter ciclistas importantes, como Jan Tratnik. O esloveno é um excelente contra-relogista e nos últimos dois anos (tem 27) tem estado cada vez melhor em corridas de uma semana. Esta temporada ganhou a Volta à Eslováquia. Tratnik poderá ser um importante homem de trabalho para Amaro Antunes em algumas competições.

A CCC Sprandi Polkowice volta a ser um misto de muita juventude e alguma experiência, com apenas seis ciclistas a não serem polacos: Amaro Antunes, Jan Tratnik, Marko Kump, o alemão Jonas Koch (24) e os checos Michal Schlegel (22) e Frantisek Sisr (24). A restante equipa é composta por: Alan Banaszek (19), Piotr Brozyna (22), Adrian Kurek (29), Kamil Malecki (21), Lukasz Owsian (27), Michal Paluta (22), Leszek Plucinski (27), Patryk Stosz (23) e Mateusz Taciak (33).

Com as novas regras da UCI a determinarem equipas mais pequenas nas corridas - oito ciclistas nas grandes voltas, sete nas restantes (menos um do que se verificava até agora) -, a CCC seguiu o exemplo da maioria das formações dos diferentes escalões e reduziu o seu plantel. De 22, passa a ter 19 ciclistas. Jan Hirt, a revelação checa no Giro, assinou pela Astana, enquanto a promessa austríaca Felix Grossschartner vai para a Bora-Hansgrohe. O búlgaro Nikolay Mihaylov irá representar a formação francesa Delko Marseille Provence KTM.

Entre os seis que não renovaram contrato e procuram definir o seu futuro, a maior surpresa foi Maciej Paterski. O polaco de 31 anos era um dos mais experientes da equipa, sendo conhecido como um corredor de ataque, sempre à procura de entrar em fugas. Entre 2010 e 2013 competiu no World Tour, naquela que começou por ser a equipa Liquigas e que acabaria como Cannondale. Paterski explicou que chegou a acordo sobre a renovação com o director geral Dariusz Wadecki, mas que depois os termos foram alterados e foi-lhe dado um ultimato: ou aceitava ou teria de esperar. Escolheu a segunda hipótese. Em declarações ao site Ciclismo Internacional, o polaco salientou que chegou a falar sobre o seu calendário para 2018 e tirou as medidas para o novo equipamento. No entanto, foi surpreendido com a informação que o plantel estava fechado e o seu nome não fazia parte do grupo.

Definida a equipa da CCC Sprandi Polkowice para 2018, agora é aguardar por 1 de Janeiro para ver Amaro Antunes com o novo equipamento e em Fevereiro é de esperar que esteja na Volta ao Algarve, certamente com o objectivo de, pelo menos, tentar repetir a vitória no "seu" Alto do Malhão.

Quanto ao encontro informal, realizou-se na cidade de Karpacz e teve uns momentos bem radicais...


Sem comentários:

Enviar um comentário