23 de outubro de 2017

"Com uma equipa mais forte, o Vicente estaria de amarelo antes da etapa da Serra da Estrela"

Jorge Piedade está orgulhoso do que Vicente García de Mateos tem alcançado, como
a vitória na Clássica Aldeias do Xisto (na foto) e, claro, a exibição na Volta a Portugal
O orçamento pode não ser dos maiores, mas o Louletano-Hospital de Loulé realizou uma época extremamente positiva, com vitórias e claro com destaque para a exibição na Volta a Portugal. Jorge Piedade é um director desportivo satisfeito, mas agora só pensa em conseguir mais e melhor em 2018. E diz mesmo: "Podem estar atentos ao Louletano." A começar pela Volta ao Algarve. A correr em casa, o responsável quer estar bem logo no arranque de temporada, ainda mais sendo uma prova de referência internacional.

Porém, é hora de o fazer balanço de 2017 e preparar a equipa para a próxima temporada. Vicente Garcia de Mateos vai continuar, assim como Luís Mendonça, David de la Fuente, Oscar Hernandez, Rui Rodrigues e André Evangelista. Luís Fernandes será reforço, depois de dois anos no Sporting-Tavira e de três na estrutura agora com o nome de W52-FC Porto, que ficará sem Juan Ignacio Perez, que também ruma à formação algarvia. Márcio Barbosa regressa à elite nacional, depois dois anos no A.C.D.C. Trofa. 

"Penso que poderei fazer uma equipa bastante boa e equilibrada para estar com o Vicente", disse Jorge Piedade ao Volta ao Ciclismo. O espanhol afirmou-se definitivamente em 2017 como uma das figuras do pelotão nacional. Venceu a Clássica Aldeias do Xisto, depois o Grande Prémio Abimota e, claro, a vitória na etapa de Oliveira de Azeméis e o terceiro lugar na Volta a Portugal foram os pontos altos da temporada.


"Eu sabia que o Vicente ia discutir a Volta a Portugal. Eu disse a muita gente, mas ignoraram-no um pouco e de alguma forma ficaram surpreendidos"

Jorge Piedade acredita que apesar do excelente resultado, poderia ter sido melhor. A perda de Luís Mendonça, antes da Volta, e de Oscar Hernandez logo no arranque da corrida condicionaram um pouco a estratégia. O director desportivo não tem dúvida: "Com uma equipa mais forte, o Vicente estaria de amarelo antes da etapa da Serra da Estrela." Foi nesse dia, o penúltimo da Volta, que o sonho se desmoronou. Jorge Piedade não coloca em causa a qualidade da W52-FC Porto, muito pelo contrário, deixa elogios, mas defende a exibição da sua equipa durante toda a Volta a Portugal.

"Ficámos orgulhosos. Sabíamos das nossas limitações, mas trabalhámos para segurar os corredores, nomeadamente da W52-FC Porto. Tentámos controlar a Volta com a equipa que tínhamos", explicou. Na Serra da Estrela não houve nada a fazer perante o poderio de Amaro Antunes e Raúl Alarcón - que ficariam nos dois primeiros lugares do pódio final - que unidos destroçaram a concorrência. O espanhol do Louletano-Hospital de Loulé acabou por ter pouca ajuda na perseguição. O terceiro lugar de Vicente García de Mateos pode ter surpreendido alguns, mas não Jorge Piedade: "Eu sabia que o Vicente ia discutir a Volta a Portugal. Eu disse a muita gente, mas ignoraram-no um pouco e de alguma forma ficaram surpreendidos. Não contavam que o Vicente andasse tanto."


"Quero mais. Sou ambicioso e gosto de andar no ciclismo para ganhar. É uma maneira de estar"

Em 2016 foi oitavo e as exibições durante esta temporada até apontavam como um ciclista a aparecer forte na Volta. Porém, ainda assim, surgiu muito como outsider. Agora a atenção dos rivais será outra. "O Vicente tem qualidades que muitos não têm, como por exemplo na chegada ao sprint, anda bem no contra-relógio e na montanha está com eles", disse o responsável. E realçou: "Para a Volta a Portugal é perfeito. O Vicente é um grande ciclista."

A evolução deste espanhol de 29 anos tem sido notória, estando cada vez melhor na montanha. Ganhar a Volta a Portugal é a ambição, brilhar no Algarve também e claro que durante 2018 o Louletano-Hospital de Loulé quer estar novamente bem e não se concentrar apenas nas principais competições do calendário. "Quero mais. Sou ambicioso e gosto de andar no ciclismo para ganhar. É uma maneira de estar", afirmou Jorge Piedade.

No próximo ano há já outra mudança confirmada. Há dias foi anunciado que o nome da equipa irá mudar. A partir de 1 de Janeiro será a Aviludo-Louletano. Como curiosidade, o novo patrocinador a equipa de Loulé é uma empresa especializada na indústria, comércio e distribuição de produtos alimentares.


Sem comentários:

Enviar um comentário