14 de setembro de 2016

Vento não ajudou, mas foi um bom primeiro dia dos portugueses nos Europeus

Ivo Oliveira estreou-se nos Europeus com o 24º tempo nos sub-23
(Fotografia: Facebook Federação Portuguesa de Ciclismo)
Ivo Oliveira, João Almeida e Daniel Viegas foram os primeiros portugueses em acção nos Europeus de ciclismo. Os três tiveram prestações positivas no dia antes de Nelson Oliveira fazer-se à estrada, naquele que será o primeiro contra-relógio de elite destes campeonatos. Mas o destaque desta quarta-feira vai para os dois juniores que cumpriram o objectivo de melhorar as prestações de há um ano... e que grande melhoria.

João Almeida cumpriu os 25 quilómetros do percurso em Plumelec, França, em 37:55 minutos, mais 1:57 do que o vencedor, o francês Alexys Brunel. A 18ª posição significa uma melhoria de 20 posições, comparativamente com 2015. Já Daniel Viegas foi 25º, uma subida de 33 lugares, ao completar a distância a 2:22 minutos de Brunel. Ambos queixaram-se do vento forte que os prejudicou, principalmente na parte mais plana do contra-relógio.

O pódio de juniores ficou completo com o suíço Marc Hirschi (mais 10 segundos que o vencedor) e o norueguês Iver Knotten (mais 11 segundos).

Nos sub-23, a estreia de Ivo Oliveira resultou num 24º lugar com o tempo 36:31 minutos, mais 2:32 minutos que o campeão da Europa, o alemão Lennard Kamna. "Dei o meu melhor na minha estreia em europeus de sub-23. O vento estava tão forte que eu, com 70 quilos, cheguei a ziguezaguear em cima da bicicleta com as rajadas”, explicou Ivo Oliveira, citado no site da Federação Portuguesa de Ciclismo. No pódio ficaram ainda o italiano Filippo Ganna (mais 29 segundos que Kamna) e o francês Remi Cavagna (mais 34 segundos).

Neste primeiro dia realizou-se ainda a prova de juniores femininas, que não contou com representação portuguesa. A campeã da Europa é a italiana Lisa Morzenti, que completou o percurso de 12,7 quilómetros em 19:02 minutos, com a compatriota Alessia Vigilia a ficar a 14 segundos. A francesa Juliette Labous fechou o pódio, com mais 22 segundos que Morzenti.

O país anfitrião conseguiu assim ter um representante no pódio em todas as competições desta quarta-feira.

Para esta quinta-feira estão marcadas as provas de sub-23 e elite femininas e a de elite masculina, que contará então com a presença de Nelson Oliveira. De recordar, que o ciclista é o campeão nacional da especialidade, título conquistado em quatro ocasiões. Foi sétimo nos Jogos Olímpicos e dos oito primeiros - que recebem o diploma - sete eram europeus e só Jonathan Castroviejo estará presente. O espanhol foi quarto classificado e é colega de equipa do português na Movistar.

Sem comentários:

Enviar um comentário