13 de setembro de 2016

Elenco de luxo na estreia da elite nos Europeus

Nova camisola para uma nova fase dos Campeonatos Europeus
Se os sprinters não pensam noutro objectivo que não os Mundiais, a inclusão da categoria de elite nos Europeus motivou outros grandes nomes do ciclismo a perseguirem o primeiro título de campeão da Europa. E como cabeças de cartaz estarão quatro campeões do mundo: Peter Sagan, Michal Kwiatkowski, Philippe Gilbert e Rui Costa. O ciclista português parte com ambição para a prova em Plumelec e o seleccionador José Poeira escolheu um grupo com muita experiência internacional para perseguir a vitória, pois todos competem em equipas estrangeiras: Sérgio Paulinho, André Cardoso, Tiago Machado, José Gonçalves e José Mendes.

A presença do campeão nacional está, no entanto, em dúvida. José Mendes queixou-se de dores esquelético-musculares após terminar a Volta a Espanha, segundo a Federação Portuguesa de Ciclismo, e a sua condição física está ainda a ser analisada. Já Nelson Oliveira estará concentrado apenas no contra-relógio, com expectativas altas, principalmente depois do sétimo lugar nos Jogos Olímpicos. Dos oito primeiros no Rio de Janeiro, sete eram europeus e só estará presente o espanhol Jonathan Castroviejo (quarto classificado).

Ainda assim a concorrência será grande, com bons contra-relogistas como o sueco Tobias Ludvigsson, o esloveno Primož Roglič (vencedor de um dos contra-relógios na Volta a Itália) ou o russo Maxim Belkov. A prova, de 44 quilómetros, está agendada para quinta-feira com início às 13 horas e neste link pode ver a lista de inscritos.


Mas é na prova de fundo que estão alguns dos grandes nomes do ciclismo. Além dos quatro campeões do mundo, estão inscritos Fabio Aru, Gianluca Brambilla e Diego Ulissi (a selecção italiana é das mais fortes), os franceses Julian Alaphilippe e Tony Gallopin, o holandês Wout Poels e que este ano deu o primeiro monumento à Sky ao vencer a Liège-Bastogne-Liège, o suíço Mathias Frank (ganhou uma etapa na Vuelta), Rafal Majka (polaco que foi o rei da montanha no Tour e medalha de bronze nos Jogos Olímpicos), os checos Leopolg Konig e Roman Kreuziger, os irlandeses Daniel Martin e Nicolas Roche, entre outros.

A lista oficial só será confirmada no sábado, um dia antes da prova de 232,9 quilómetros, que começará às 10:00 (hora portuguesa), mas as inscrições podem ser vistas neste link.

Serão dadas 17 voltas ao percurso de 13,9 quilómetros

De referir ainda que também nas senhoras haverá representação portuguesa, pela campeã nacional Daniela Reis. A prova de sábado (12:45) de 109,6 quilómetros - é o mesmo percurso dos homens, mas serão dadas oito voltas em vez de 17 - contará com as três medalhadas olímpicas: Anna van der Breggen (Holanda), Emma Johansson (Suécia) e Elisa Longo Borghini (Itália). Aqui fica a lista de inscrições.

Quanto aos sub-23, a selecção será representada por André Carvalho, Ivo Oliveira (que fará também o contra-relógio), Luís Gomes e Nuno Bico. Nos juniores, José Poeira convocou: João Almeida, Daniel Viegas, Pedro Lopes e Pedro Teixeira. Os dois primeiros farão ainda o contra-relógio. Soraia Silva fará a prova de fundo feminina.

De recordar que os Campeonatos Europeus (de 14 a 18 de Setembro) estavam inicialmente agendados para Nice. Porém, após o atentado terrorista que matou mais de 80 pessoas a 14 de Julho, os organizadores optaram por retirar a cidade do calendário, situação imediatamente aceite pela União Europeia de Ciclismo. Yorkshire (Grã-Bretanha) e Trentino (Itália) prontificaram-se a organizar as provas, mas a decisão acabou por manter a competição em França, em Plumelec, na zona da Bretanha.

Esta quarta-feira tudo começará com os contra-relógios de juniores e de sub-23. Quanto a transmissões televisivas, em Portugal só está programada a prova masculina de domingo, no Eurosport.

Sem comentários:

Enviar um comentário