26 de setembro de 2016

"Desde o início da Volta a Portugal que as pessoas me diziam 'mais um ano, mais um ano'"

Ao fim de 19 anos como profissional Rui Sousa considerou que era altura de abandonar a competição. Era esse o seu plano, mas o ciclista não resistiu a um pedido da equipa e também ao apelo de centenas de pessoas que nas estradas por onde passou a Volta a Portugal foram pedindo para que ficasse mais um ano.

"Desde o início da Volta que as pessoas me pediam 'mais um ano, mais um ano, mais um ano'. E não eram duas ou três, eram dezenas... centenas...", recordou Rui Sousa numa curta conversa com o Volta ao Ciclismo, pois preparava-se começar um dos circuitos que fecham a temporada em Portugal. Para o veterano ciclista, este pedido "tem a ver com a longevidade". "As pessoas habituaram-se a ver-me durante tantos anos... é um carinho muito especial e para mim é uma mais valia e que, naturalmente, me deu força para continuar mais um ano", salientou.

"A Volta a Portugal mexe mesmo comigo. É a corrida onde consigo ter uma motivação extra"

E Rui Sousa é mesmo uma referência entre o público. A sua forma de correr sempre lhe valeu o respeito e admiração dos adeptos. Para Rui Sousa não existe impossível e destacou-se vezes sem conta pela forma como lutou por vitórias de etapa... pela vitória na sua querida Volta a Portugal. Nunca conseguiu. Subiu cinco vezes ao pódio e terminou 14 vezes no top dez, inclusivamente este ano. "A Volta mexe mesmo comigo. É a corrida onde consigo ter uma motivação extra. Não é que nas outras não esteja motivado, mas a Volta dá uma motivação extra para treinar, para trabalhar cada vez mais e fazer ali o melhor possível", confessou.

O ciclista reforçou que se sente "perfeitamente bem" na Volta a Portugal, que lhe dá "um ânimo muito grande" e, por isso, podemos esperar novamente um Rui Sousa a tentar dar o seu melhor em 2017, apesar de então já contar 41 anos. Mas na Volta é como se rejuvenescesse.

Nono na edição deste ano, a 6:44 do vencedor Rui Vinhas (W52-FC Porto), Rui Sousa afirmou estar satisfeito com o que fez em 2016: "Sendo eu um ciclista com uma idade bastante alta e atendendo ao que foi a temporada, acho que estive bem em dois ou três momentos. E quando a equipa me pediu para estar melhor, encontrei-me bem. Mas perante a fortaleza dos adversários... foi o possível e estou satisfeito com a minha temporada."

Garantiu que 2017 será mesmo o último ano, referindo que foi durante a Volta a Portugal que surgiu o convite da Rádio Popular-Boavista para não terminar a carreira como estava a planear. E um dos objectivos será ajudar os mais jovens a evoluir. Sendo Rui Sousa não só a voz da experiência do pelotão nacional, mas também uma voz de liderança, muito se tem a aprender com um dos ciclistas mais acarinhados pelo público português e dos mais respeitados no ciclismo.

Sem comentários:

Enviar um comentário