16 de setembro de 2016

José Mendes fora dos Europeus, mas deu uma boa notícia quanto ao seu futuro


Confirmou-se a pior das expectativas quanto à participação de José Mendes nos Campeonatos Europeus. O campeão nacional foi convocado para competir na prova de fundo, que se realiza no domingo, mas após terminar a Volta a Espanha, o ciclista queixou-se de dores esquelético-musculares. Foi o próprio que anunciou a sua ausência na prova em Plumelec através das redes sociais. A lista oficial de participantes para a primeira competição de elite nos Europeus será confirmada amanhã, sendo que Portugal tem neste momento convocados Rui Costa, Tiago Machado, André Cardoso, José Gonçalves e Sérgio Paulinho, podendo ter uma equipa de seis elementos.

Porém, a uma má notícia seguiu-se uma excelente, tanto para José Mendes, como para o ciclismo nacional: mais um português irá estar no World Tour. O ciclista confirmou que vai continuar na Bora-Argon 18, que em 2017 se chamará Bora-Hansgrohe e é uma forte candidata a obter uma das 17 licenças para o principal escalão, pois já garantiu a contratação de ciclistas como Peter Sagan e Rafal Majka. Aos 31 anos José Mendes irá estrear-se no principal escalão, tal como José Gonçalves (contratado pela Katusha) e Ruben Guerreiro (representará a Trek-Segafredo).

Uma renovação de contrato merecida para José Mendes, que tem sido um dos homens de confiança da estrutura alemã desde que chegou em 2013 à então denominada NetApp Endura. Este ano teve uma segunda metade de temporada muito positiva, com destaque para a conquista do título nacional de estrada, depois de ter sido segundo no contra-relógio. Antes tinha sido sétimo na geral na Volta à Eslovénia e a equipa deu um primeiro sinal de querer manter o português na formação ao dar-lhe o dorsal número um na Volta a Espanha.




Daniel Viegas foi o melhor dos juniores

Esta sexta-feira realizaram-se as provas de fundo de juniores. No sector masculino Daniel Viegas conseguiu aguentar o ritmo do grupo principal, descolando apenas na derradeira subida, dos 123,3 quilómetros da prova em Plumelec, França. “Esforcei-me para me manter no grupo principal, que se foi partindo. Dei sempre tudo para ‘colar’ aos da frente quando perdia terreno. Consegui entrar na última subida no primeiro pelotão, mas já não consegui ir ao choque. Meti o meu passo. Acabei por pagar o esforço de lutar para me manter junto dos primeiros ao longo de toda a prova”, explicou o jovem ciclista, citado pela Federação Portuguesa de Ciclismo. Daniel Viegas foi 34º a 10 segundos do vencedor, o francês Nicolas Malle.
Quanto aos restantes ciclistas portugueses, Pedro Teixeira foi 82º e João Almeida 83º, ambos a 3:11 minutos de Malle, enquanto Pedro Lopes finalizou em 106º, a 7:55. Emilien Jeanniere (França) e Tadej Pogacar (Eslovénia) completaram o pódio.

No sector feminino, Soraia Silva foi 64ª a 6:04 minutos da campeã da Europa, a alemã Liane Lippert. "Gostei muito desta experiência, que me deu um 'empeno' muito grande, sinal de que me esforcei. Agora há que continuar a treinar para evoluir no futuro", referiu a ciclista. Elisa Balsamo (Itália) e Sophie Wright (Grã-Bretanha) terminaram em segundo e terceiro, respectivamente, a quatro segundos da vencedora.
Este sábado é a vez dos sub-23 e da elite feminina decidir os campeões. Portugal não terá representação nos sub-23 femininos, mas nos masculinos Ivo Oliveira, Nuno Bico, André Carvalho e Luís Gomes partem para a prova de 150,7 quilómetros logo às 7:45 (hora portuguesa). O seleccionador, José Poeira, espera que perante a experiência dos ciclistas neste tipo de competição, seja possível alcançar um top 15.

Depois de dois anos a competir nos Europeus de sub-23, Daniela Reis estará entre a elite, nos 109,6 quilómetros do percurso (oito voltas). A ciclista portuguesa conhece bem o local, já que há dois anos que representa uma equipa francesa. “Conheço bem a subida final. Já lá sofri muito, mas também já lá passei bem. É a minha primeira vez num Europeu de elite e, por isso, sei que vou encontrar um nível muito mais elevado do que nas edições em que participei. Só posso prometer uma coisa: dar o meu melhor”, salientou em declarações à Federação Portuguesa de Ciclismo. A prova começa às 12:45.

»»17 segundos separaram Nelson Oliveira do pódio nos Europeus««

»»Vento não ajudou, mas foi um bom primeiro dia dos portugueses nos Europeus««

»»Elenco de luxo na estreia da elite nos Europeus««

Sem comentários:

Enviar um comentário