1 de setembro de 2016

A inovação táctica da Sky (e que trabalho deu à Movistar!)

David Lopez e Peter Kennaugh na fuga do dia (Fotografia: Team Sky)
Um ciclista da Sky numa fuga quando Chris Froome está em prova para ganhar? Não é um cenário nada habitual. Dois homens da Sky numa fuga quando Chris Froome está em prova para ganhar... deve ser algo quase inédito! Ver a equipa britânica unida, em torno do líder, a não dar espaço aos rivais é uma imagem mais normal, pelo menos na Volta a França. No entanto, quando se está a tentar ganhar uma grande volta num espaço de dois meses, a Sky teve de adoptar uma postura diferente, muito por força das circunstâncias. Porém, mais uma vez, demonstrou que sabe adaptar-se e surpreender, ainda que seja preciso esperar até sábado para se perceber se a táctica resultou.

Até se pode pensar que a Sky é previsível: protege Froome, até que chegue o momento que o britânico decida resolver a questão. No entanto, se recuarmos à etapa oito de Tour, quando Chris Froome atacou numa descida, com um estilo que teve tanto de impressionante como de perigoso (e eficaz), comprovamos que a equipa britânica gosta de ter uma carta na manga para jogar quando menos se espera. E nesta quinta-feira jogou uma que provocou dores de cabeça à Movistar, que até agora tem demonstrado ser a equipa mais forte da Vuelta.

Peter Kennaugh e David Lopez, dois dos homens mais importantes nesta Volta a Espanha na protecção a Froome, integraram a fuga. E até tiveram sorte com os restantes intervenientes: Gianluca Brambilla (Etixx-QuickStep), Louis Meintjes (Lampre-Merida), Kenny Elissonde (FDJ) e Romain Hardy (Cofidis). Inicialmente também John Darwin Atapuma (BMC) esteve na fuga, mas uma queda fez com que acabasse por ficar para trás (ver vídeo). Kennaugh e Lopez queriam forçar a Movistar a trabalhar e desgastar-se e tinham a ajuda de ciclistas com agenda própria, mas que servia o propósito de todos.


Atapuma's fall / Caída de Atapuma - Etapa... por la_vuelta

Não que a Movistar não estivesse à espera de ter de liderar o pelotão, independentemente de quem estivesse na fuga, pelo menos durante uma parte da etapa. Porém, a equipa espanhola viu-se obrigada a fazê-lo num ritmo muito diferente ao que esperava. Aqueles dois homens da Sky na frente deixaram a Movistar nervosa. Estaria Froome a pensar em atacar? A dúvida persistiu e a Movistar jogou pelo seguro. Só mais tarde teve a ajuda da Astana, então já a pensar em colocar Luis Leon Sanchez na luta pela etapa. Mas o desgaste da Movistar estava feito.

O resultado desta táctica só será conhecido no sábado. Sim, porque David Lopez não escondeu o jogo: "Obrigámos [a Movistar] a trabalhar e isso desgasta muito. Nós poupámo-nos e estamos mais frescos. Numa corrida de três semanas, no final ganha quem tem mais força." No sábado será aquela que é considerada a etapa rainha e, por isso, a Sky apostou neste desgaste, para que a Movistar possa não estar tão fresca na protecção ao líder da Vuelta, Nairo Quintana. Mas fica a dúvida até que ponto dois homens muito importantes para Froome também não terão despendido um esforço que lhe poderá sair caro.

Segunda vitória para a Orica-BikeExchange, a quarta para a Bélgica


(Fotografia: Team Sky)
Jens Keukeleire. Não era certamente este nome que se esperava aparecer em primeiro lugar na lista da 12ª etapa. No final muito técnico de Bilbao, um grupo ainda relativamente grande, mas sem alguns dos homens mais rápidos, do sprint emergiu uma camisola da Orica-Bike Exchange que num puro momento de força, deixou todos para trás e venceu a tirada. Aguardou-se um pouco para perceber quem era, afinal Jens Keukeleire tem sido mais um homem de trabalho do que um ganhador. Mas viu a oportunidade e não a desperdiçou, sendo a sua segunda vitória do ano, depois de ter conquistado uma etapa na Volta à Eslovénia.

Foi o segundo triunfo da equipa australiana, depois de Simon Yates ter vencido a sexta etapa. Como curiosidade, enquanto a Colômbia vai dominando na geral (oito dias na liderança repartidos entre Atapuma e Quintana), a Bélgica vai somando etapas: Gianni Meersman (duas), Jonas van Genechten e agora Jens Keukeleire.

Etapa 13: Bilbao - Urdax Dantxarinea (213,4 quilómetros)
Etapa mais longa da Vuelta com quatro terceiras categorias e passagens por território francês. É daquelas tiradas chamadas de rompe pernas. Os candidatos estarão interessados em medir bem o esforço, pois ainda têm muitas dificuldades pela frente. Já os homens mais rápidos se conseguirem sobreviver às dificuldades, até poderão decidir a tirada ao sprint. Mas é um dia a convidar a mais um triunfo de uma fuga.


Resumen - Etapa 12 (Los Corrales de Buelna... por la_vuelta

Veja o resultado da 12ª etapa que ligou Los Corrales de Buelna-Bilbao (193,2 quilómetros) e as classificações da Volta a Espanha.

Sem comentários:

Enviar um comentário