22 de janeiro de 2020

Froome agenda regresso para Fevereiro numa época cheia de dúvidas

© Team Ineos
Abandonou um estágio, regressou no seguinte; a Ineos anuncia Bernal e Thomas como líderes para a Volta a França, no dia seguinte Froome diz que só vai pensar no Tour em 2020... O ciclista britânico vai estar no centro das atenções mais do que nunca. Até mais do que há dois anos, quando uma suspensão por ter superado os valores permitidos de um medicamento para a asma, pairou durante vários meses. Chris Froome já deixou bem claro que esta época será toda preparada a pensar na participação no Tour. É esse o único resultado que lhe interessa, mas para isso terá de ganhar antes uma luta: recuperar 100% das graves lesões após a queda no Critérium du Dauphiné, em Junho.

O ciclista garantiu que está a treinar normalmente, depois dos médicos lhe terem dado luz verde para o fazer. No entanto, as dúvidas são mais do que muitas, sobretudo depois das declarações de um dos directores desportivos da Ineos. Froome abandonou um dos estágios da equipa por, alegadamente, não estar em condições. Dois sites italianos, Bicisport e SpazioCiclismo, citaram o responsável Dario Cioni: "Ele não está bem e quem sabe se recuperará?"

Dias depois, Froome integrou outro estágio da Ineos, em Espanha, e até brincou com a situação. O britânico tenta demonstrar alguma confiança no processo de recuperação, já por parte dos responsáveis da equipa, o discurso é mais cauteloso. Dave Brailsford, o director principal da equipa, é um exemplo disso mesmo. Anunciou que Egan Bernal e Geraint Thomas serão co-líderes no Tour, limitando-se a dizer sobre Froome: "E claro, o Chris está a voltar. Ele ainda ambiciona muito àquela grande quinta vitória e está a trabalhar muito, no duro para regressar ao nível necessário para ser competitivo."

A nomeação de Bernal para o Tour, que venceu em 2019, não é uma surpresa e o próprio colombiano já havia confirmado, mas a escolha de Thomas é apenas mais um sinal que a Ineos quer estar preparada para ter as melhores armas, sem estar dependente da recuperação de Froome. O britânico terá todo o apoio até à Volta a França, mas a  Ineos não está a precisar de olhar para o futuro, pois já tem o novo ciclista do presente. Bernal tem apenas 23 anos, ganhou a grande volta mais desejada e até já fala de não se importar em não ter o Tour como objectivo, pois também quer conquistar o Giro e Vuelta. Claro que ao ser eleito um dos líderes, Bernal só pensa em estar a 100% para tentar vencer novamente o Tour.

A queda no Critérium du Dauphiné vai marcar a carreira de Froome. Falta saber se vai marcar como o princípio do fim, ou se haverá capacidade física e mental para o britânico ser a figura principal de uma história de quem recuperou de lesões que potencialmente poderiam tê-lo afastado do ciclismo, para entrar o restrito grupo de quem venceu o Tour em cinco ocasiões.

Mentalmente, Froome já mostrou vezes sem conta como é forte. Há dois anos lidou com a enorme pressão de toda a suspeita que recaiu sobre ele, com alguns ciclistas a expressarem que não deveria estar no Giro. Nessa corrida, mostrou mais uma vez que o darem como derrotado é um erro. Uma fuga de 80 quilómetros pela montanha para ganhar a camisola rosa foi algo simplesmente épico. Muitas das suas vitórias, principalmente no Tour, têm por trás uma Ineos fortíssima, que protege o líder como poucas equipas. Aos 34 anos, Froome sabe que a luta é só sua para recuperar fisicamente e acabar com todas as dúvidas.

Talvez seja preciso esperar até 26 de Junho, quando começa o Tour, para perceber o que reserva a Chris Froome, que sabe que não terá muito mais tempo para perseguir aquela quinta vitóra. É que além de Bernal, o que não falta na Ineos são jovens talentos preparados para ser as figuras da equipa.

Fracturas no fémur, cotovelo e em algumas costelas, no esterno, osso situado na parte anterior e média do tórax, e na vértebra C7... Depois de tudo isto, Froome não desiste. Falta aquela quinta vitória no Tour. Talvez a sexta e assim ser o recordista solitário, já seja algo que evite pensar perante o desafio que agora enfrenta. Porém, para tentar chegar à quinta, vai fazer o primeiro teste em competição em Fevereiro. A corrida eleita foi a Volta aos Emirados Árabes Unidos, de 23 a 29 do próximo mês. Em Outubro foi ao Japão para um evento de exibição e pedalou durante 3,1 quilómetros. Agora começa a ser mais sério.

Infelizmente para os adeptos portugueses, esta decisão afasta Froome da Volta ao Algarve. Ainda chegou a ser falada como possível a sua vinda ao sul do país, mas com o final em Lagoa a ser no dia em que arranca a prova nos Emirados, será Geraint Thomas a estrela da Ineos na Algarvia, onde irá procurar a sua terceira vitória.


Sem comentários:

Enviar um comentário