11 de janeiro de 2020

Evenepoel na Volta ao Algarve. E Van der Poel?

(© Sigfrid Eggers/Deceuninck-QuickStep)
Um dos ciclistas que está a conquistar o World Tour e um dos novos fenómenos da modalidade, confirmou a presença na Volta ao Algarve. Depois de Tadej Pogacar (UAE Team Emirates) ter conquistado a edição de 2019, partindo para uma primeira temporada de luxo, este ano teremos Remco Evenepoel. A jovem estrela belga confirmou que a corrida portuguesa faz parte do seu calendário e fica desde já como um dos candidatos à geral, pois este Evenepoel estará a preparar a sua estreia numa grande volta, o Giro.

A afirmação foi feita ao site wielerflits.be e Evenepoel será inevitavelmente um cabeça-de-cartaz, juntamente com Vincenzo Nibali (Trek-Segafredo), numa perspectiva de ciclistas que nunca estiveram nesta corrida. Mas há mais três grandes nomes que ainda se aguarda com expectativa a confirmação. Mathieu van der Poel estará por decidir se vem a Portugal ou à Ruta del Sol, prova espanhola que se realiza exactamente nas mesmas datas, de 19 a 23 de Fevereiro. Já foi dado como certo na Algarvia por alguma imprensa, mas, a nível oficial, a única garantia é a presença da Alpecin-Fenix, a antiga Corendon-Circus. Com o aproximar do arranque de temporada de estrada - o holandês tem andando dedicado à sua paixão do ciclocrosse - não deverá demorar muito a ser anunciado o seu calendário. Escusado será dizer, que será muito bem-vindo em Portugal!

Outro corredor que poderá estar a caminho, ainda que já com muita experiência na Algarvia, é Geraint Thomas. O vencedor das edições de 2015 e 2016 confessou há um ano o quanto gosta do Algarve, pois ao não estar presente, escreveu nas redes sociais o desejo de regressar. Se o galês escolher a Algarvia, poderá tornar-se no primeiro estrangeiro a ganhar a corrida por três ocasiões, algo que o seu companheiro da Ineos também o poderá fazer: Michal Kwiakowski. A equipa ainda não foi confirmada na Volta ao Algarve, mas a presença é praticamente certa. A título de curiosidade, Belmiro Silva é um único com o tri: 1977, 1981 e 1984.

E Miguel Ángel López, da Astana, também poderá escolher a Volta ao Algarve como prova de início de temporada.

Quanto a Remco Evenepoel, é o campeão europeu de contra-relógio e com apenas 19 anos é visto como um dos maiores talentos da nova geração. Como júnior praticamente só soube ganhar, saltando directamente para a Deceuninck-QuickStep em 2019. De início precisou de uma fase de adaptação, apesar da sua vontade de rapidamente mostrar serviço. Chegou a ouvir algumas críticas do director Patrick Lefevere, que procurou principalmente espicaçar o jovem atleta. Em Junho conquistou a Volta à Bélgica, foi brilhante na Clássica San Sebastián e ninguém tem dúvidas do fenómeno que é, sendo apenas incerto tudo o que poderá alcançar, pois o seu potencial é enorme.

2020 vai começar para Evenepoel na Volta a San Juan, na Argentina, sendo que depois do Algarve viajará para Itália, para o Tirreno-Adriatico, tendo como objectivos nas clássicas a Flèche Wallonne e o monumento Liège-Bastogne-Liège, antes de atacar o Giro, que será uma corrida encarada mais para ganhar experiência. Mas Evenepoel não é um ciclista que goste de "passear" quando está a competir.

Entre os jovens talentos no Algarve, igualmente com 21 anos, Mikkel Bjerg é o contra-relogista que quer conquistar o mundo nesta vertente e tornar-se recordista da hora. É tricampeão mundial de sub-23 de contra-relógio, um feito inédito neste escalão. É mais uma jovem aposta da UAE Team Emirates, que contará com o experiente Rui Costa como líder e os gémeos Oliveira também poderão estar presentes na Algarvia. Pogacar será "desviado" para a Volta aos Emirados Árabes Unidos, que começa no último dia da Volta ao Algarve.

Na luta pela geral, e entre as confirmações mais recentes para a corrida portuguesa, estará o alemão da Bora-Hansgrohe, Max Schachmann. Já no sprint haverá André Greipel (Israel Start-Up Nation), que sabe o que é ganhar no Algarve, e Alexander Kristoff (UAE Team Emirates).


Sem comentários:

Enviar um comentário