14 de janeiro de 2020

Ineos completa pelotão de uma Volta ao Algarve com novo 'naming'. Feirense fica de fora

(© João Fonseca Photographer)
Onze equipas World Tour, quatro do segundo escalão e as portuguesas Continentais, ainda que com uma ausência. A pouco mais de um mês do arranque de um dos grandes eventos de ciclismo em Portugal, o único que traz ao país alguns dos melhores do mundo da modalidade - este ano há a "concorrência" da Vuelta que terá duas etapas a passar por cá -, foi confirmada oficialmente a presença da Ineos, o que faz com que a 46ª edição vá contar com 11 das 19 equipas da principal categoria. Além disso juntam-se cinco ProTeams, com a novidade a ser a espanhola Fundación-Orbea, uma vez que a Alpecin-Fenix já tinha confirmado ter escolhido para este início de temporada a Volta ao Algarve Cofidis, o novo naming da prova.

Entre os ciclistas que já anunciaram a presença no sul do país entre 19 e 23 de Fevereiro, não haverá dúvidas que o pelotão será novamente de luxo. Vincenzo Nibali e Bauke Mollema (Trek-Segafredo), Remco Evenepoel (Deuceninck-QuickStep), Philippe Gilbert (Lotto Soudal), Max Schachmann (Bora-Hansgrohe), sem esquecer o regresso de Rui Costa, que terá ao seu lado na UAE Team Emirates Ivo Oliveira, Mikkel Bjerg e Alexander Kristoff, são alguns exemplos.

Mais confirmações de ciclistas deverão acontecer até ao final do mês, com Geraint Thomas também a ter apontado a Algarvia como local para preparar a temporada, sendo uma corrida que já venceu por duas ocasiões. Pode ser o primeiro estrangeiro a conquistá-la por três vezes, feito igualmente ao alcance do seu companheiro, Michal Kwiatkowski. O polaco também poderá ser mais uma das estrelas na prova, com a Ineos a ser uma equipa com hábitos vencedores no Algarve, quando se chamava Sky. Greg van Avermaet (CCC) preferirá igualmente uma viagem a Portugal. Chris Froome (Ineos) e Mathieu van der Poel (Alpecin-Fenix) são dois nomes que estão a gerar alguma expectativa. O holandês já foi dado como certo por alguma imprensa, mas falta a confirmação oficial. O britânico, dado estar a recuperar das lesões contraídas na queda em Junho, ainda não tem qualquer calendário definido, a não ser o objectivo de estar na Volta a França.

Quanto às ProTeams (nova designação das equipas Profissionais Continentais), a Fundación-Orbea fará a sua estreia, naquele que é o primeiro ano da estrutura neste escalão. No ano passado, como Continental, esteve no nosso país e nunca passou despercebida, tendo sido, por exemplo, uma das principais animadoras da Volta a Portugal e venceu uma etapa na Volta ao Alentejo, por intermédio de Sergio Higuita. A equipa basca gosta de andar ao ataque. Também a norueguesa Uno-X conhece o país. Seguiu o exemplo de subida de escalão e esta presença irá fazer com que a Algarvia seja acompanhada na Noruega.

Apesar de ser uma corrida atractiva para algumas das principais equipas mundiais, há sempre espaço para as formações portuguesas. 2020 não será excepção, mas o Feirense fica de fora. Com a perda de patrocinadores, a equipa sofreu uma reestruturação e a inscrição surgiu um pouco mais tarde. Fica de fora da Algarvia, mas estará na estrada nas restantes corridas portuguesas.

São várias as competições que se realizam na mesma altura da Volta ao Algarve, numa fase do calendário cada vez mais preenchida. Ainda assim, as formações do World Tour continuam a eleger a Algarvia como uma das suas preferidas. A parceria com a Cofidis, cujo contrato foi esta terça-feira assinado entre a empresa e a Federação Portuguesa de Ciclismo, vem reforçar o estatuto e interesse que a corrida gera, tendo um orçamento a rondar os 600 mil euros. Porém, este acordo não significou que a equipa Cofidis estivesse presente, algo que aconteceu em anos recentes. O pelotão será forte, mas é difícil não lamentar que a Jumbo-Visma tenha escolhido outras paragens em 2020 que não o Algarve. Primoz Roglic, vencedor da última Vuelta, tem o seu nome entre os vencedores (2016) e Dylan Groenewegen gosta de ganhar por cá ao sprint.

De referir que a Cofidis também patrocina o Algarve Granfondo, que se realiza no último dia da corrida e vai em conjunto com a federação dinamizar a prática de base, recreativa, desportiva e utilitária do ciclismo junto dos mais jovens, através do já existente programa O Ciclismo Vai à Escola.

As 24 equipas da 46ª Volta ao Algarve Cofidis

WorldTeams (nova designação das equipas World Tour): Astana, Bora-Hansgrohe, CCC, Deceuninck-QuickStep, Groupama-FDJ, Ineos, Israel Start-Up Nation, Lotto Soudal, Sunweb, Trek-Segafredo e UAE Team Emirates.

ProTeams: Alpecin-Fenix, Caja Rural, Circus-Wanty Gobert, Fundación-Orbea e Uno-X.

Continentais: Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel, Aviludo-Louletano, Efapel, Kelly-InOutBuild-UD Oliveirense, LA Alumínios-LA Sport, Miranda-Mortágua, Rádio Popular-Boavista e W52-FC Porto.

»»Evenepoel na Volta ao Algarve. E Van der Poel?««

»»Os perfis das cinco etapas da Volta ao Algarve««

Sem comentários:

Enviar um comentário