18 de junho de 2017

Estreia de Fábio Silvestre a vencer pelo Sporting-Tavira no dia da consagração de Vicente García de Mateos

(Fotografia: @JoãoFonsecaPhotographer)
Vicente García de Mateos segurou a liderança conquistada no primeiro dia e garantiu a vitória na 38ª edição do Grande Prémio Abimota. O ciclista espanhol cada vez mais apresenta os seus argumentos, assumindo-se como um candidato sério para lutar pela Volta a Portugal. O ciclista do Louletano-Hospital de Loulé já tinha vencido a Clássica Aldeias do Xisto e em Águeda suportou o calor e o ritmo forte da Rádio Popular-Boavista, equipa que fez tudo para quebrar o pelotão e tentar que Filipe Cardoso recuperasse a desvantagem para Mateos. O dia ficou ainda marcado pelo primeiro triunfo de Fábio Silvestre ao serviço do Sporting-Tavira.

"Sempre acreditei que podia vencer depois da vantagem alcançada em Belmonte. Sinto-me muito bem e confiando nas minhas capacidades e nas da equipa sabia que não podia falhar. Agora vou desfrutar deste triunfo com os meus companheiros e naturalmente já estou a pensar na Volta a Portugal que é o grande objectivo da temporada", afirmou Mateos, citado pelo Louletano-Hospital de Loulé. Filipe Cardoso, vencedor do Abimota em 2008 e 2016, não conseguiu anular a diferença estabelecida basicamente logo na primeira etapa ganha por Mateos. Ficou a 1:18 minutos com César Fonte (LA Alumínios-Metalusa-BlackJack) a fechar o pódio 1:21.

(Fotografia: Federação Portuguesa de Ciclismo)
A última etapa foi a mais longa - 176,4 quilómetros entre Gouveia e Águeda -, mas mesmo com o esforço da Rádio Popular-Boavista, a decisão foi ao sprint e o mais forte foi Fábio Silvestre. O ciclista regressou este ano ao pelotão nacional depois de cinco anos no estrangeiro, dois deles no World Tour. Era uma vitória muito desejada para um corredor que voltou para reencontrar a alegria dos triunfos. Também ele começa a "aquecer" para a Volta a Portugal, corrida que está cada vez mais no pensamento de todos.

Fábio Silvestre bateu no sprint um inesperado César Fonte e Luís Mendonça, ciclista do Louletano-Hospital de Loulé que vai deixando indicações de estar também ele perto de conquistar a primeira vitoria pela equipa algarvia.

No próximo fim-de-semana vão realizar-se os Campeonatos Nacionais em Santa Maria da Feira (contra-relógio) e em Gondomar (estrada). O pelotão regressa à competição no Grande Prémio Internacional Torres Vedras - Troféu Joaquim Agostinho entre 6 e 9 de Julho, a um mês do início da Volta a Portugal.


Sem comentários:

Enviar um comentário