30 de julho de 2016

Ninguém se entendeu, fizeram birra, Rui Vinhas está de amarelo e a vantagem táctica é da W52-FC Porto. Isto está animado!

Momento de grande emoção para Rui Vinhas (Fotografia: Volta a Portugal)
Uma coisa é certa, esta etapa não teve um momento aborrecido. Desde um pelotão partido logo a começar, com Gustavo Veloso a fugir dos restantes candidatos, a uma fuga que acabou com dois na frente e uns perseguidores que tinha um ciclista que viria a viver algo único... Não temos Froome, Contador ou Quintana, mas lá que este pelotão sabe animar uma corrida, lá isso sabe!

Rui Vinhas (29 anos) poderia ter pensado muita coisa quando subiu para a bicicleta em Montalegre, mas vestir a camisola amarela não foi uma delas. Aliás, durante boa parte da etapa, o ciclista da W52-FC Porto, juntamente com o colega Joaquim Silva, trabalharam muito na fuga na perspectiva de desgastar a Efapel. Afinal este domingo espera-os a Senhora da Graça. Os restantes companheiros da fuga deram uma ajuda menor deixando o trabalho para os homens da W52-FC Porto, que estiveram muito bem.

Depois veio aquela espécie de birra entre directores desportivos. Primeiro foi Américo Silva (Efapel), que depois de ter a sua equipa a "caçar" Gustavo Veloso, "fartou-se" de a ter a perseguir sozinha a fuga que chegou a ter cerca de 10 minutos de avanço. A Rádio Popular-Boavista tomou as rédeas, mas José Santos aproveitou a entrevista na RTP para atirar farpas à Efapel. Acusou a equipa que tem um candidato de não trabalhar. "Mas tem o Rui Sousa?", atirou o jornalista. "Oh!", foi a resposta de José Santos. Rui Sousa pode ser um veterano e as hipóteses de ganhar são poucas, mas ainda assim... esta resposta...

Enfim, era um momento de tensão. Da LA Alumínios-Antarte só se viu quando Alejandro Marque resolveu a poucos quilómetros do fim, minimizar estragos (só serviu para gastar energias que lhe podem fazer falta), o Sporting-Tavira não tem capacidade para estas andanças, enquanto a W52-FC Porto de Nuno Ribeiro tinha a melhor desculpa: Gustavo Veloso é o líder, mas se está um ciclista em posição de vestir a amarela, então a restante equipa vai ficar sossegada. Bom... quase, no final resolveu acelerar, mostrando que Veloso continua a ser cabeça de fila, independentemente dos 3:19 minutos que Rui Vinhas tem de vantagem sobre Daniel Meste (Efapel)

Das equipas portuguesas falta falar do Louletano-Hospital de Loulé, que tinha Micael Isidoro na frente, portanto ficou sossegada no pelotão. Já as equipas estrangeiras, a Drapac e a Androni lideravam, as restantes ficaram a ver o que ia acontecer. Já agora o vencedor da terceira etapa em Macedo de Cavaleiros foi o australiano William Clarke, da Drapac.

Entre as birras de directores desportivos iam-se fazendo contas. Rui Vinhas ia para a amarela e a única questão era com que vantagem iam deixá-lo ficar. Iam permitir que a Volta ficasse praticamente decidida? A Efapel lá regressou à frente do pelotão, com a Rádio Popular-Boavista a dar uma ajuda e o tempo desceu um pouco.

Ainda assim, esta Volta a Portugal acabou por sofrer uma reviravolta inesperada. Rui Vinhas é de repente o homem que todos falam e até Gustavo Veloso diz que o vai ajudar. Uma cortesia de um líder respeitado, pois Rui Vinhas sabe o seu lugar e desde logo afirmou que o galego é o número 1, tal como Nuno Ribeiro assegurou que a hierarquia mantém-se.

A dor de cabeça está toda do lado das outras equipas, principalmente da Efapel, claramente o conjunto que até ao momento demonstrou conseguir medir forças com a W52-FC Porto. Nuno Ribeiro pode dar-se ao luxo de jogar com dois trunfos. É altura de ver o melhor que o ciclismo tem tacticamente e saber como fisicamente se vão comportar os restantes candidatos, agora que o cenário ganhou contornos inesperados e os planos terão forçosamente de ser alterados. Lá emoção vamos ter, pois tudo aconteceu logo antes da mítica Senhora da Graça.

Para juntar aos muitos momentos desta etapa, a organização resolveu juntar-se à festa e anulou os cortes de tempo que tinha decidido na segunda etapa... 24 horas depois!



4ª etapa: Bragança - Mondim de Basto/Senhora da Graça (191,9 quilómetros)

É um dos dias mais aguardados do ano no ciclismo nacional. A subida à Nossa Senhora da Graça é um dos momentos com mais história em Portugal e Mondim de Basto veste-se de gala para receber o pelotão, que é como a quem diz, espera os ciclistas o habitual ambiente de milhares de pessoas que se espalham pelos cerca de 11 quilómetros da subida, mas a enchente até começa antes. A nível competitivo, o dia conta ainda com outra primeira categoria, no Alvão, sendo uma etapa que poderá ser muito importante, inicialmente para os ciclistas que precisavam de ganhar tempo para não ficarem à mercê dos melhores contra-relogistas, agora para resolverem a questão chamada Rui Vinhas.

Sem comentários:

Enviar um comentário