24 de abril de 2017

Histórias do Giro. Como tudo começou

Luigi Ganna foi o primeiro vencedor da Volta a Itália
(Fotografia: Wikimedia Commons)
Em ano da centenária edição da Volta a Itália seria quase estranho não fazer uma viagem ao passado e recordar algumas histórias que marcaram uma das mais importantes corridas de ciclismo. E tudo começou em 1908, quando um editor da Gazzetta dello Sport sugeriu ao dono do jornal e ao editor de ciclismo a ideia de criar uma corrida pelo país, inspirando-se, naturalmente, na já existente Volta a França. Tullo Morgagni escreveu a Emilio Costamagna e Armando Cougnet que gostaram a sugestão e também ajudou a concorrência com o Corriere della Sera, jornal que então também ponderava avançar com o projecto, depois do sucesso que tinha obtido com um idêntico de automóveis.

Ciente dos planos do Corriere della Sera, Morgagni pressionou para que fosse a Gazzetta dello Sport a organizar a Volta a Itália e como o jornal já tinha a Milano-Sanremo e o Giro da Lombardia como exemplos de corridas de êxito organizadas pelos desportivo, o director, Costamagna, deu luz verde. A 7 de Agosto de 1908, a primeira página da Gazzetta anunciava a Volta a Itália, uma prova que se realizaria em Maio do ano seguinte.

Primeira página da Gazzetta dello Sport quando anunciou
a organização da Volta a Itália
Dado o passo para a organização era agora necessário arranjar 25 mil liras para garantir a corrida (cerca de 13 mil euros, para se ter uma noção, muito dinheiro para a época). Os três mentores pediram ajuda a um amigo bancário, que percorreu o país para apelar a doações. E conseguiu o dinheiro necessário. A 13 de Maio de 1909 arrancava o primeiro Giro d'Italia, com os prémios monetários a serem garantidos com a ajuda de um casino de Sanremo, um antigo empregado do jornal e até o Corriere della Sera deu três mil liras para ajudar a corrida que tornar-se-ia numa das mais históricas da modalidade.

A primeira edição teve oito etapas, 2448 quilómetros percorridos, com início e fim em Milão. Onde acabava uma etapa, começava a outra e o Giro passou por Bolonha, Chieti, Nápoles, Roma, Florença, Génova e Turim. Luigi Ganna foi o primeiro vencedor - nesse ano já tinha ganho a Milano-Sanremo -, somando 400 pontos, contra os 290 de Carlo Galetti e 240 de Giovanni Rossignoli. Só a partir de 1914 é que a classificação começou a ser feita por tempo. 127 ciclistas começaram o Giro, mas só 49 terminaram.

A Gazzetta dello Sport mantém ainda hoje a ligação à Volta a Itália, corrida que apenas foi interrompida devido às duas Guerras Mundiais.

»»Giro: um percurso para o espectáculo e para a incerteza até final. Digno de uma 100ª edição««

»»Revelada a 'maglia rosa' do Giro 100. Veja a evolução da lendária camisola««

»»Maglia ciclamino recuperada para o Giro100««

Sem comentários:

Enviar um comentário