20 de março de 2017

Tinkov e a obsessão anti-Contador

(Fotografia: Direitos Reservados)
Ser discreto, ter tento na linguagem, ter respeito por ciclistas que até foram líderes da sua equipa e lhe deram muitas vitórias, são pormenores que não fazem (de todo) parte da personalidade de Oleg Tinkov. Já sabe que o magnata russo adora ser ele próprio uma estrela e sempre fez tudo para chamar a atenção desde que comprou a equipa de ciclismo, que colocou um ponto final no ano passado. O magnata nunca teve problemas em atirar-se a um dos seus ciclistas quando estes não rendiam o que pretendia. Nem Peter Sagan escapou às palavras venenosas de Tinkov. No entanto, é sobre Alberto Contador que alimenta o que só se pode considerar um ódio de estimação. Ainda quando os dois tinham a relação dono/líder da equipa, o russo não poupava nas palavras contra o espanhol, que se tornaram bem piores principalmente depois da Lombardia, última competição World Tour do ano. Nessa altura, Tinkov passou das críticas às ofensas e agora voltou ao ataque.

Mais começa a parecer uma obsessão anti-Contador. O espanhol reencontrou a alegria na Trek-Segafredo e está 100% concentrado em ganhar a Volta a França, depois de anos em que falhou o seu objectivo, ou por falta de condição física, ou por quedas, ou porque Tinkov meteu na cabeça que Contador tinha de ganhar o Giro e o Tour no mesmo ano, sem dar ao espanhol uma equipa forte para o ajudar no ambicioso objectivo. Em Outubro, o magnata apelidou Contador de "pato coxo", salientando que o ciclista nunca mais ia ganhar uma grande volta e que devia reformar-se. Ora a segunda parte mantém-se mais ou menos igual (agora diz que não vai ganhar mais nada), mas a primeira foi substituída por palavras bem mais agressivas.

Cá vai, sem censura: "Contador é um pedaço de merda espanhola e nunca mais vai ganhar nada, é demasiado velho e demasiado maldoso. A dieta tornou-o maluco e ganancioso." As declarações surgiram na sua conta de Instagram, em reacção a algumas mensagens de seguidores, que tinham começado após um post sobre a exibição de Peter Sagan na Milano-Sanremo. Se Tinkov não foi nada simpático, não se fizeram esperar respostas ainda piores. O russo está a ser muito atacado pelo que escreveu sobre o ciclista espanhol.

Contador mantém-se fiel a ele próprio e tenta não se deixar afectar por Tinkov, ou pelo menos tenta não deixar transparecer esse sentimento. Da primeira vez demorou, mas até acabou por deixar algumas palavras dirigidas ao antigo patrão, nomeadamente sobre a falta de capacidade de gerir uma equipa de ciclismo, apesar de ter o dinheiro para comprar uma das melhores do pelotão internacional.

Será que vai responder desta vez? Será que vale sequer a pena? Ou será dar uma atenção que Tinkov demonstra não merecer? Contador não é perfeito, já tomou más opções e pode nem sempre ter agido da forma mais correcta. Porém, não há dúvidas que estamos perante de um grande campeão, de um dos melhores ciclistas da história da modalidade, que já conquistou as três grandes voltas. Tinkoff achava que tinha a melhor equipa do mundo e até ofendia a Sky, mas isso só comprovava que lhe faltava perceber melhor a essência do ciclismo e, principalmente, faltava-lhe um pouco de humildade, que não faz mal a ninguém. Afinal, não chega ser um adepto com muito dinheiro para gastar. Faltava-lhe e continua a faltar-lhe respeito.

Antigos ciclistas da Tinkov, como Sérgio Paulinho e Matteo Tosatto, já disseram que acreditam que Tinkov há-de voltar ao ciclismo. Um pouco de irreverência, até alguém que levante determinadas questões por vezes polémicas, não faz mal nenhum, mas esta versão de Tinkov não faz falta à modalidade.

»»Oleg Tinkov: "Contador vai ser como um pato coxo. Nunca mais vai ganhar uma grande Volta"««

»»Contador quebra o silêncio sobre Oleg Tinkov: "Tinha muito dinheiro, comprou a equipa, mas não soube geri-la"««

Sem comentários:

Enviar um comentário