8 de março de 2017

"Estar ao lado de Degenkolb e Contador é, no mínimo, estranho"

Era ao World Tour que queria chegar e foi ao World Tour que chegou aos 22 anos. Está numa das principais equipas e que este ano apostou muito forte nas contratações. John Degenkolb e Alberto Contador lideram a lista. Porém, Ruben Guerreiro é claramente visto como um ciclista que pode ser importante para a Trek-Segafredo e logo na primeira competição do calendário World Tour do ano, o Tour Down Under, o jovem do Montijo recebeu um voto que confiança que retribuiu com um excelente resultado. Os responsáveis estão a dar liberdade para que Ruben Guerreiro evolua e apesar de uma infecção nos dentes lhe ter interrompido o seu excelente início de temporada, o ciclista só pensa em recuperar para voltar à estrada e mostrar a sua qualidade, seja na luta por resultados pessoais, seja para ajudar os líderes, algo que admite que deseja fazer.

"A experiência na Trek-Segafredo está a correr muito bem. É uma equipa que me deixa crescer, que me dá liberdade como ciclista. Vou tendo as minhas oportunidades, mas espero viver diferentes experiências, como ajudar os grandes ciclistas, como Degenkolb e Contador. Está a ser muito gratificante estar aqui", salientou Ruben Guerreiro ao Volta ao Ciclismo. No Tour Down Under esteve na luta pela classificação da juventude, que chegou a liderar, tendo terminado na terceira posição. Depois soma dois abandonos na Cadel Evans Great Ocean Race e na Volta ao Algarve. Na prova portuguesa, a Trek-Segafredo quis motivar ainda mais o ciclista ao dar-lhe o número um, apesar de ter Degenkolb na equipa. No entanto, Ruben Guerreiro não conseguiu mostrar-se como desejava. "Os treinos no Inverno decorreram muito bem. Fui aposta na Austrália e comecei bem. Depois tive uma infecção nos dentes e ainda não recuperei", explicou.

"Se estiver bem gostaria de apostar em tudo. Eu gosto bastante das clássicas e das corridas de uma semana, como a Volta à Califórnia, por exemplo"

Ruben Guerreiro poderá regressar na Volta ao País Basco no início de Abril, para depois ter a sua oportunidade nas clássicas das Ardenas. "Espero estar ao melhor nível", desabafou. Apesar de ser o seu primeiro ano no World Tour, o jovem ciclista quer já mostrar-se tanto nas corridas de um dia, como nas provas de uma semana: "Se estiver bem gostaria de apostar em tudo, mas claro que primeiro estão os objectivos da equipa. Eu gosto bastante das clássicas e das corridas de uma semana, como a Volta à Califórnia, por exemplo. Vamos ver o que acontece..."

Na sua passagem pela estrutura da Axeon Hagens Berman, equipa liderada por Axel Merckx, Ruben Guerreiro teve a oportunidade de competir contra alguns grandes ciclistas. No entanto, a partir de agora fá-lo-á constantemente, além de ter como companheiros grandes nomes do ciclismo actual: "Estar ao lado de Degenkolb e Contador é, no mínimo, estranho! Mas eu sempre ambicionei chegar aqui. É um pouco esquisito, mais vai tornando-se normal!"

"Eu falei com o Axel [Merckx] sobre os gémeos Oliveira. Ele disse-me que estava de olho neles há bastante tempo"

O campeão nacional de sub-23 encontrou na formação americana um outro português: André Cardoso. "Foi meu companheiro de quarto no estágio e claro que me contou como é o dia-a-dia a este nível, tentando antever algumas dificuldades que eu possa encontrar", contou Ruben Guerreiro, que realçou ainda que além de André Cardoso, a presença de outros portugueses, como mecânicos e massagistas, tem sido "muito importante" no seu processo de adaptação.

Ruben Guerreiro deu o passo que tanto ambicionava e agora vê mais dois compatriotas com potencial para tal, que assinaram precisamente pela sua antiga equipa. "Eu falei com o Axel [Merckx] sobre os gémeos Oliveira. Ele disse-me que estava de olho neles há bastante tempo. O Ivo e o Rui têm bastante potencial e fico muito contente que o ciclismo português esteja em crescimento com ciclistas como eles e muitos mais que já estão a aparecer", realçou.

Agora é esperar que recupere completamente da infecção nos dentes para voltar a ver Ruben Guerreiro na estrada, ele que foi nomeado no início do ano pelos media especializados como um dos jovens a seguir em 2017. E o ciclista está a querer comprovar rapidamente todas as expectativas que o rodeiam, alcançando resultados e, assim, confirmar cada vez mais o seu espaço numa equipa fortíssima como é a Trek-Segafredo.


Sem comentários:

Enviar um comentário