A bicicleta como forma de lazer tem cada vez mais adeptos. A bicicleta como forma de treino é um autêntico fenómeno que abrange pessoas de todas as idades e de ambos os sexos. A bicicleta como meio de transporte veio para ficar em países que vão muito além da Holanda. Perante este desenvolvimento, as cidades vão tentando adaptar-se, ainda que algo lentamente. As infraestruturas vão surgindo, agora falta o civismo acompanhar a tendência, pois o desrespeito pelas regras não está relacionado com a sensibilidade de cada um, mas muitas vezes por uma simples falta de respeito. É certo que os acidentes acontecem, contudo, seja qual for a razão, a Michelin apadrinha o movimento #trendydriver e convida qualquer um a apresentar ideias para aumentar a segurança dos ciclistas na estrada. Foi agora revelada a primeira que mostra potencial para ser uma das mais úteis dos últimos tempos.
É em Espanha que o movimento ganhou força. Neste país os acidentes mortais têm atingido números assustadores, de tal forma que movimentos civis têm feito tudo para uma mudança de leis, principalmente no que diz respeito à responsabilização de condutores que provoquem acidentes por não seguirem as regras de trânsito, como a tão básica distância de segurança na ultrapassagem de 1,5 metros.
A invenção chama-se Bike Sphere (esfera para bicicleta) e foi anunciada pela conhecida marca de pneus francesa. Consiste num feixe de luz que rodeia o ciclista na estrada e que detecta os perigos envolventes. A luz ajuda desde logo a visualizar melhor o ciclista, pois além da lâmpada dianteira e traseira, está a rodear toda a bicicleta. Caso algum carro não respeite a distância de segurança, a luz triplica de intensidade avisando assim tanto o ciclista como o condutor do perigo. Isto durante a noite, pois se as condições de visibilidade forem boas, então a luz apenas reage em caso de situação de risco.
Para já o projecto é apenas um protótipo, mas a Michelin quer utilizar impressoras 3D para criar mais. O custo rondará os 500 euros. Porém, como estamos a falar de segurança e de um movimento em prol dela, a marca não tem problema em divulgar os materiais necessários para construir este sistema caso alguém queira construí-lo em casa.
Este foi apenas o primeiro projecto do #trendydriver, pois o objectivo é que surjam mais ideias, para que se possa contribuir para a diminuição de acidentes com ciclistas. Mas claro, todas as ideias são bem-vindas, contudo, só poderão resultar se houver respeito de todos pelas regras de trânsito.
Sem comentários:
Enviar um comentário