Nelson Oliveira tenta perceber o que aconteceu junto da organização |
"Próximo a partir, Nelson Oliveira". O speaker dava o mote. Estava a chegar o momento de ver o tetracampeão nacional de contra-relógio e favorito a mais um título entrar em acção. Só havia um problema: de Nelson Oliveira, nem vê-lo. "Faltam 10 segundos", ouvia-se. E nada. "O tempo está a contar para o Nelson Oliveira." Só que o ciclista nunca partiu. Momento caricato nos Nacionais de contra-relógio que esta sexta-feira realizaram-se em Santa Maria da Feira. Mas afinal o que aconteceu a Nelson Oliveira?
Foi a altura para se fazer um sprint (a pé) até à zona onde os ciclistas tinham estado momentos antes a aquecer, a poucos metros da partida (e da meta) e tentar perceber o que tinha acontecido. Ali estava Nelson. Ali foi informado que tinha deixado passar a sua hora de partida. O corredor nem queria acreditar. A descontracção que apresentava enquanto esperava pelo seu momento de atacar mais um título nacional deu lugar à incredulidade: Nelson Oliveira não sabia que a partida tinha sido alterada para quase uma hora mais cedo.
Na estrada já estavam os 12 ciclistas que eram suposto partir antes do campeão nacional em título. Nem hipótese teve de tentar defender a camisola que tem sido sua nos últimos anos. Até quinta-feira estava previstas duas séries, com Oliveira a ser o último da segunda. Ou seja, iria partir às 16:51. Nesta sexta-feira, na reunião que antecedeu a prova, foi avisado da mudança: iria haver apenas uma série e Nelson Oliveira partiria às 15:57.
Depois de falar com a organização, o ciclista, já resignado com o insólito, conversou sobre o que aconteceu. "O problema foi falta de comunicação. Eu ontem tinha um horário e hoje na reunião foi decidido alterar só para uma série. Estava convencido que ia partir às 16:51 e não me preocupei com o horário de hoje. Não estava ninguém presente na reunião [da parte do ciclista] e ninguém me avisou", explicou ao Volta ao Ciclismo.
De facto era estranho ver todos os ciclistas a aquecerem, enquanto Nelson Oliveira estava muito tranquilo sem também ele começar a preparar o contra-relógio. Ia iniciar essa fase quando foi alertado que afinal já deveria estar a competir. "É óbvio que é frustrante. Era um objectivo da temporada... Mas pronto, haverá mais anos", salientou.
Apesar de tudo, passada a incredulidade e choque, Nelson Oliveira conseguiu sorrir e disse que agora iria descansar e esperar pela decisão da Movistar para saber se vai ao Tour. Se não for, irá pensar na Vuelta.
Era então certo que haveria um novo campeão nacional. Rafael Reis (Caja Rural) assumia algum favoritismo, ele que é um dos especialistas desta vertente. No entanto, a camisola será envergada nos próximos 12 meses por Domingos Gonçalves. O ciclista da Rádio Popular-Boavista fez um excelente contra-relógio e menos de uma semana depois do gémeo, José, ter vencido na Holanda a Ster ZLM, Domingos conquista também um enorme triunfo.
Sem comentários:
Enviar um comentário