25 de outubro de 2016

"Receber o Dragão de Ouro foi um enorme orgulho porque vou ficar com o meu nome gravado na história de um grande clube"

(Fotografia: Facebook W52-FC Porto)
Foi o culminar de uma temporada inesperada para Rui Vinhas. Depois de surpreender ao vencer a Volta a Portugal, o ciclista recebeu esta segunda-feira o Dragão de Ouro de Atleta do Ano. "Foi um reconhecimento de todo o meu trabalho e da equipa", salientou Rui Vinhas ao Volta ao Ciclismo. Mas mais do que o reconhecimento, o ciclista confessa-se emocionado por ficar na história do FC Porto. "Receber o Dragão de Ouro foi um enorme orgulho porque vou ficar com o meu nome na história de um grande clube", admitiu.

O prémio tem ainda mais notoriedade tendo em conta que 2016 marcou o regresso do FC Porto ao ciclismo, com a equipa a ser considerada o Projecto do Ano na gala de ontem. Rui Vinhas recordou quando no início da época a equipa visitou o museu do clube: "Está lá a parte dedicada ao ciclismo. Longe de mim de pensar que ia lá ter o meu nome gravado!" Não esconde ser algo que mexe com ele emocionalmente e agora quer regressar ao museu para rever a exposição, já com a sua camisola de vencedor da Volta a Portugal. "Daqui a uns anos ir lá e rever todas essas coisas... será algo muito emocional."


"Visto que fui o vencedor da última edição da Volta a Portugal, na próxima tentarei uma boa classificação. É evidente que o líder é o Gustavo Veloso, mas tudo pode acontecer... Este ano foi a prova disso mesmo"

Se no início do ano lhe tivessem perguntado se poderia ter um 2016 assim, Rui Vinhas afirmou que teria logo descartado tal hipótese, pois a sua função seria trabalhar para Gustavo Veloso tentar vencer a terceira Volta a Portugal consecutiva. A única coisa que sabia era que ia ser pai, mas o ano acabou por ser marcante tanto a nível pessoal como profissional. "O ano decorreu de forma fantástica. Consegui este feito e estou bastante contente", disse, acrescentando que sempre foi ambicioso e que agora é cada vez mais, apesar de nunca ter imaginado em Janeiro ser possível alcançar o que conseguiu em Agosto, quando conquistou a Volta a Portugal.

A "acertar os últimos pormenores" para renovar contrato com a W52-FC Porto, Rui Vinhas realçou que é nesta equipa que quer ficar. "Tenho bastantes amigos e é um grupo no qual enquadro-me bem. Faz o meu estilo." Já começou a dar as primeiras pedaladas da pré-época e explicou que em 2017 quer conseguir "novas vitórias" e pensa na Volta a Portugal: "Sei que temos um líder, mas vou com ideia de fazer uma boa corrida. Visto que fui o vencedor da última edição da Volta a Portugal, na próxima tentarei uma boa classificação. É evidente que o líder é o Gustavo Veloso, mas tudo pode acontecer... Este ano foi prova disso mesmo."


Sem comentários:

Enviar um comentário