19 de outubro de 2016

"Tinha a opção de ir para uma equipa italiana, mas estou bem no Sporting-Tavira. Quero acabar a carreira aqui"

Rinaldo Nocentini foi a contratação mediática (e surpreendente) no início deste ano em Portugal. O Sporting-Tavira começou a formar uma equipa tarde, mas o italiano aceitou ser o líder no regresso dos leões ao ciclismo, depois de nove anos na AG2R, sete dos quais a competir a nível World Tour. Em final de carreira, Nocentini vê a equipa portuguesa como a formação perfeita numa fase da vida em que procura outro ritmo. Mas que ninguém se deixe enganar com um discurso aparentemente mais relaxado. Aos 39 anos, Nocentini ambiciona ganhar a Volta a Portugal.

"Estou muito contente por continuar no Sporting-Tavira. Tinha a opção de ir para uma equipa italiana, mas estou bem aqui e quero continuar aqui", salientou o italiano ao Volta ao Ciclismo. Nocentini acrescentou que depois de 18 anos como profissional está "um pouco mais descansado" na formação algarvia. "Se a equipa está contente comigo, então quero acabar a minha carreira aqui", referiu.

 "Ganhar a Volta a Portugal é um dos objectivos para 2017"

O primeiro ano da parceria entre Sporting e Tavira não foi fácil. Arrancou tarde e com muitas caras novas. "Foi o primeiro ano com todos juntos. Eu sou italiano, temos três espanhóis e não conhecíamos o ambiente português. Certamente que no próximo ano vamos estar muito melhores. Para primeiro ano foi bom", realçou Nocentini que assegurou que "ganhar a Volta a Portugal é um dos objectivos para 2017".

Sobre a participação na principal prova portuguesa em 2016, o italiano disse que "a Volta é muito difícil". "Há muita gente com andamento forte. O meu problema foi que caí na primeira etapa e depois durante toda a corrida, um dia estava bem, noutro estava mal, noutro bem, noutro mal... Agora o importante é pensar no próximo ano." Nocentini terminou na 21ª posição, a 28:42 minutos do vencedor Rui Vinhas. Os seus melhores resultados foram a vitória no Troféu Joaquim Agostinho e o segundo lugar na Volta ao Azerbaijão, que perdeu por apenas dois segundos para o austríaco Markus Eibegger (Felbermayr-Simplon Wels).

"Gosto de trabalhar com os mais jovens. Tenho muita experiência e fico contente por ter a possibilidade de lhes ensinar muita coisa"

Numa altura em que alguns nomes importantes são dados como possíveis reforços do Sporting-Tavira, como Joni Brandão ou Alejandro Marque, Rinaldo Nocentini destacou como gosta de ter uma grande responsabilidade dentro da equipa: "É essa responsabilidade que me dá motivação e vou sempre dar 100% de mim."

A idade aliada à experiência World Tour tornam Nocentini um ciclista mais influente do que apenas no papel de líder. A forma como passa o seu conhecimento da modalidade também tem sido importante, principalmente para os ciclistas mais novos da equipa. "Gosto de trabalhar com os mais jovens. Tenho muita experiência e fico contente por ter a possibilidade de lhes ensinar muita coisa", afirmou. O italiano vai mais longe, elogiando o ciclismo nacional: "Portugal tem bons ciclistas. Penso que o ciclismo português até pode ser melhor do que é agora."


Sem comentários:

Enviar um comentário