12 de maio de 2016

Volta a Itália: o primeiro teste para os favoritos

Uma semana depois do seu início, a Volta a Itália irá ter, finalmente, os seus candidatos em acção. Poderá não ser uma etapa para determinar grandes diferenças, mas poderá ser uma que dê as primeiras indicações da forma das principais figuras. Em Roccaraso, uma subida de segunda categoria, os ciclistas enfrentarão a primeira chegada em alto do Giro. É o dia para Tom Dumoulin (Giant-Alpecin) mostrar se realmente está na corrida, para Bob Jungels (Etixx-QuickStep) provar se está com ideias de alcançar um bom resultado em Itália - está a apenas 16 segundos da liderança - e, claro, para ver como estão Nibali, Valverde e Landa.



Alejandro Valverde (Movistar) pode muito bem ter esta etapa assinalada no seu plano para ganhar o Giro - são 157 quilómetros entre Ponte e a meta. Depois de na quinta etapa ter ganho quatro segundos à concorrência - só Ilnur Zakarin (Katusha) terminou com o mesmo tempo -, Roccaraso encaixa bem nas suas características. Apesar de no início chegar a ter 12% de inclinação, as dificuldades poderão começar a definir um possível top 10, mas não se espera grandes diferenças. É até possível que os favoritos cheguem juntos e Valverde, caso aconteça, terá vantagem num sprint. O espanhol certamente que procurará os dez segundos de bonificação. Mas atenção também a Zakarin. Ciclista explosivo que estará à espreita da oportunidade ideal para atacar no Roccaraso. 

O primeiro contra-relógio deixou alguns dos favoritos com trabalho para fazer. Mikel Landa (Sky) é quem está mais longe (a 47 segundos de Dumoulin, a 21 de Nibali). O espanhol criou alguma desconfiança quando na quarta etapa ficou um pouco para trás num curto muro perto do final. A Astana chegou mesmo a tentar aproveitar para distanciar ainda mais o seu líder, Vincenzo Nibali, mas a Sky trabalhou para evitar perda de tempo. Com o assustador (para o espanhol) contra-relógio de 40 quilómetros a aproximar-se, Landa sentirá alguma pressão para tentar recuperar algum tempo, pois no domingo, inevitavelmente, vai perdê-lo.


Nibali, o ciclista do coração

Sim, é mesmo uma votação e Nibali ganhou as quatro que já se realizaram. Não há dúvidas que em Itália é muito admirado e será de esperar que na sexta etapa dê alguma alegria aos seus fãs e tente algum ataque. Nibali não se mostrou preocupado com a perda dos quatro segundos que colocaram Valverde a apenas um segundo do italiano. Quanto à subida de Roccaraso, Nibali disse a frase mais esclarecedora sobre o que poderá acontecer... "A etapa de Roccaraso pode dizer-nos alguma coisa ou pode não nos dizer nada."

Johan Esteban Chavez (Orica), Steven Kruijswijk (Lotto-Jumbo) e Rafal Majka (Tinkoff) podem querer dizer alguma coisa. Já Rigoberto Uran (Cannondale) estará mais à espera do contra-relógio antes de começar a atacar nas montanhas.

A última vez que Roccaraso recebeu o final de etapa no Giro foi em 1987, com o italiano Moreno Argentin a vencer.


Giro d'Italia 2016 - Stage 6 por giroditalia

Um poderoso André Greipel

Mais um sprint, mais um alemão a ganhar. A quinta etapa entre Praia a Mare e Benevento (233 quilómetros) foi de muito sobe e desce, mas vários sprinters resistiram. Não foi o caso de Marcel Kittel, que nem foi à procura de uma prenda de anos e terminou a quase quatro minutos. Mas Greipel esteve finalmente no seu melhor e mais um vez, foi um sprint de um homem só. Só mudou o actor principal. Ninguém teve hipótese. Quando Greipel arrancou, ninguém o seguiu e um frustrado Arnaud Démare (FDJ) voltou a ser segundo.

Desde 2008 que Greipel vence sempre que participa numa grande volta: já são quatro etapas em Itália (onde conquistou a primeira em 2008), outras tantas na Vuelta e dez no Tour. Pode não ter a fama de um Kittel ou Mark Cavendish, mas Greipel tem a capacidade para produzir resultados, dando confiança à Lotto Soudal.

O final da etapa ficou marcada por uma queda de Rein Taaramäe (Katusha) que desorganizou um sprint já por si pouco organizado, o que é habitual em Itália. Aliás, a tirada ficou marcada por algumas quedas aparatosas (ver vídeo).

Se esta quinta-feira é dia para os sprinters "descansarem", no sábado poderão voltar a mostrar-se, em nova etapa "acidentada".


Stage 5 - Highlights por giroditalia

Confira os resultados e as classificações.

Sem comentários:

Enviar um comentário