1 de abril de 2016

Ruben Guerreiro a confirmar expectativas

A questão sobre Ruben Guerreiro é: até onde pode ir este ciclista? Tem apenas 21 anos, mas não restam dúvidas que qualidade não lhe falta e provavelmente encontrou uma das melhores equipas para evoluir, a Axeon Hagens Berman, dirigida por Axel Merckx.

Filho de Eddy Merckx, é como director desportivo da equipa de sub-23 (que ao longo dos anos foi tendo diferentes patrocinadores) que Axel Merckx mais se tem destacado, pois devido ao seu trabalho vários ciclistas têm encontrado o caminho até equipas do World Tour. Como por exemplo, Joe Dombrowski (foi para a Sky e está actualmente na Cannondale), Ian Boswell (Sky), Lawson Craddock (contratado pela Giant-Shimano, representa agora a Cannondale) e talvez o mais conhecido seja Taylor Phinney (BMC).

Merckx tem mantido, com maior ou menor dificuldade, o projecto vivo. O director desportivo já afirmou que o objectivo é ajudar os jovens a evoluir, dando-lhes liberdade para decidirem que rumo querem dar à carreira. O seu trabalho é amplamente reconhecido, mesmo pelas equipas World Tour que têm os seus próprios projectos de formação.

Em 2014, Ruben Guerreiro venceu a Volta a Portugal do Futuro e acabou a ser contratado pela Axeon. No ano passado venceu o GP Liberty Seguros e foi vice-campeão nacional na categoria de sub-23. Na terça-feira, 29 de Março, o ciclista português teve a sua primeira grande vitória internacional, na prova italiana GP Palio del Recioto (143,2 quilómetros). Guerreiro esteve na fuga do dia de 16 ciclistas e acabou numa luta a dois com o checo Michal Schlegel. Venceu ao sprint.



Foi o primeiro triunfo individual da equipa em 2016, ao que se junta o primeiro lugar por equipas na Volta ao Alentejo. E como curiosidade, foi também a primeira vitória portuguesa numa prova estrangeira este ano. Axel Merckx elogiou Ruben Guerreiro e a equipa pelo triunfo: "Continuamos no caminho certo, não apenas o Ruben, mas a equipa toda têm estado muito forte."

Depois da Volta a Portugal do Futuro, Guerreiro mostra que também se adapta às corridas de um dia. E agora é esperar, pois este é um nome que o ciclismo português vai certamente ouvir mais vezes.

Sem comentários:

Enviar um comentário