4 de janeiro de 2017

Rui Costa mostra novo equipamento e vai estrear-se na Volta a Itália

(Fotografia: Facebook Rui Costa)
A carreira no World Tour de Rui Costa tem sido marcada pela sua preferência em apostar na Volta a França. Porém, aos 30 anos e quando é um dos líderes da nova equipa do Médio Oriente, a UAE Abu Dhabi, o ciclista português irá fazer uma grande mudança no seu habitual calendário. Vai estar pela primeira vez na Volta a Itália, sendo mais um grande nome a garantir a presença na 100ª edição da prova. "Como capitão tenho uma grande responsabilidade. O meu objectivo é estar bem no Giro d'Italia", afirmou Rui Costa durante a apresentação da equipa.

(Fotografia: Facebook Rui Costa)
Depois de tanta incerteza quanto ao futuro da formação - a antiga Lampre passou de um projecto chinês para uma equipa de Abu Dhabi -, finalmente os ciclistas puderem apresentar os novos equipamentos, ainda que só alguns tenham estado presentes, pois outros já estão a caminho da Austrália, onde começarão a época no Tour Down Under. Rui Costa, Louis Meintjes (que juntamente com Diego Ulissi serão os líderes da equipa), Filippo Ganna, Matej Moric, Andrea Guardini e o ciclista da casa Youssef Mirza estiveram em Abu Dhabi, juntamente com o novo dono, Matar Suhail Al Yabhouni Al Dhaheri.

"Já estive no Dubai e Omã, mas ao acordar esta manhã em Abu Dhabi, apaixonei-me por este local", salientou Rui Costa durante a cerimónia. Já na sua página de Facebook, o ciclista português deixou mais uma mensagem: "Estou fascinado com a recepção que tivemos. Daqui a pouco vou sair de bicicleta com o príncipe. Que honra!"

(Fotografia: Facebook Rui Costa)
Al Dhaheri também falou durante a apresentação, afirmando estar "muito satisfeito por ser o principal patrocinador de uma equipa tão talentosa e histórica". Salientou que espera que pela frente estejam muitos anos de trabalho, com vitórias e também com "uma nova geração de ciclistas nos Emirados Árabes Unidos".

Perante toda a incerteza do futuro da equipa, que só ficou resolvido em Dezembro, só agora foi apresentado o equipamento e também só nesta altura começa a ser conhecido o calendário dos ciclistas. Giuseppe Saronni chegou a garantir que a UAE Abu Dhabi queria começar o ano de forma muito forte e que as principais figuras estariam todas no Tour Down Under, inclusivamente Rui Costa, que antes estava a ser dado com um dos ciclistas do World Tour a estar presente em San Juan, na Argentina.

Porém, Rui Costa acabou por não ser um dos eleitos para arrancar a temporada na Austrália, onde estará uma das contratações, Ben Swift (ex-Sky). Quanto ao português, campeão do mundo em 2013, falta agora conhecer qual será a sua preparação para a Volta a Itália, sendo que será mais do que provável que o voltemos a ver na Liège-Bastogne-Liège, o seu monumento de eleição e que muito quer ganhar. Fica também a curiosidade em saber se Rui Costa fará na mesma a Volta a França ou se poderá optar pela Vuelta.

De recordar que o ciclista português venceu três etapas no Tour (uma em 2011 e duas em 2013) quando representava a Movistar. Assinou pela Lampre-Merida com a ambição de ser líder na Volta a França, mas a prova correu sempre mal a Rui Costa que em 2016 mudou o objectivo de terminar no top 10 para procurar nova vitória de etapa. E esteve perto de consegui-la. No Giro, Rui Costa deverá partilhar a liderança da equipa com Diego Ulissi. O italiano já conta com seis triunfos em etapas na Volta a Itália. No Tour, o jovem sul-africano Louis Meintjes será a aposta para geral, depois de ter sido oitavo em 2016.


Sem comentários:

Enviar um comentário