29 de julho de 2020

Efapel e Feirense vão competir em Espanha

© João Fonseca Photographer
Duas equipas portuguesas vão regressar à competição já este domingo, 2 de Agosto. Efapel e Feirense estarão no Circuito de Getxo-Memorial Hermanos Otxoa, ao lado de equipas como a Movistar, Trek-Segafredo, UAE Team Emirates, NTT e Bahrain-McLaren, todas do World Tour. Para as duas formações lusas é uma corrida muito bem-vinda tendo em conta a falta de provas em Portugal.

A competição de um dia é uma com muita história no País Basco, preparando-se para a sua 75ª edição. Diego Ulissi e Nacer Bouhanni estão entre alguns dos nomes mais conhecidos que ganharam mais recentemente o Circuito de Getxo-Memorial Hermanos Otxoa, numa lista dominada por espanhóis. Mas há um português: Orlando Rodrigues. É preciso recuar a 1994, com o ciclista a representar então a  Artiach-Nabisco.

António Carvalho, Tiago Machado, Rafael Silva, Tiago Antunes e César Fonte são os portugueses escolhidos pelo director desportivo da Efapel, Rúben Pereira. O espanhol Gerard Armillas e o colombiano Nicolas Saenz completam a equipa.

O Feirense de Joaquim Andrade contará com Rafael Reis, Afonso Eulálio, António Ferreira, Bernardo Saavedera e Gonçalo Amado, mais os espanhóis Óscar Pelegrí e Jesús Arozamena.

Com o calendário nacional a sofrer com os adiamentos e cancelamentos de corridas, viajar a Espanha é a oportunidade para dar algum ritmo competitivo em pelotão aos ciclistas. A única prova que por cá se realizou desde a retoma foi o contra-relógio individual da Prova de Reabertura, em Anadia (5 de Julho). A próxima competição em Portugal serão os Nacionais em Paredes, entre 14 e 16 de Julho.

O Feirense é inclusivamente a equipa com menos corridas entre as Continentais portuguesas em 2020, pois esteve na Prova de Abertura Região de Aveiro, Clássica da Primavera, mas não marcou presença na Volta ao Algarve, ao contrário da Efapel, que no início da temporada competiu ainda na Volta à Colômbia.

Joaquim Andrade garantiu que o Feirense vai "correr com a esperança da vitória" e de ser protagonista, apontando pelo menos a um top dez. "Esta é uma prova aliciante para os nossos corredores, que vão estar em confronto direto com algumas das melhores equipas do mundo", salientou, citado pelo Correio da Feira.

"Para a nossa estrutura profissional Efapel é importante estar presente na Clássica de Getxo, por ser uma competição que apresenta um pelotão de grande nível, com grandes figuras do ciclismo mundial. Deste modo partimos com a ambição de honrar as nossas cores e felizes pela retoma do calendário", afirmou Rúben Pereira.

Mais portugueses

A 75ª edição do Circuito de Getxo-Memorial Hermanos Otxoa vai contar com nomes como Mark Cavendish e Mikel Landa (Bahrain-McLaren), o campeão do mundo Mads Pedersen (Trek-Segafredo), Giacomo Nizzolo e Louis Meintjes (NTT) e Fernando Gaviria (UAE Team Emirates). O sprinter colombiano terá a ajudá-lo dois portugueses: os gémeos Oliveira preparam-se para regressar à competição.

Aliás, Rui Oliveira vai estrear-se em 2020, pois devido a uma queda em Janeiro na pista, quando a selecção portuguesa lutava por um lugar nos Jogos Olímpicos, o jovem de Gaia fracturou a clavícula. Preparava-se para começar a competir na estrada quando o calendário foi suspenso devido à pandemia.

Haverá mais um ciclista luso em prova. Daniel Viegas continua a sua evolução na equipa de Alberto Contador e Ivan Basso, a Kometa Xstra, sendo uma excelente oportunidade para se testar num pelotão que terá algumas das figuras que estão actualmente na Volta a Burgos.

Além das formações do World Tour referidas, do segundo escalão estão, entre outras, as espanholas Caja Rural, Burgos-BH e Euskaltel-Euskadi e a italiana Androni Giocattoli - Sidermec, por exemplo.

Pode conferir aqui a lista de inscritos do Circuito de Getxo-Memorial Hermanos Otxoa, via ProCyclingStats.


Sem comentários:

Enviar um comentário