20 de julho de 2020

"Voo do orgulho colombiano" já chegou à Europa

© Wikimedia Commons
Menos uma preocupação para muitas equipas, do World Tour e não só. Um voo com cerca de 100 atletas colombianos chegou a Madrid no domingo, terminando assim com a incerteza quanto à participação de muitos ciclistas nas corridas na Europa, dada a interdição de voos da Colômbia para países da União Europeia. Egan Bernal (na fotografia), Nairo Quintana, Miguel Ángel López e Rigoberto Uran são alguns dos corredores que já podem começar a treinar com as respectivas de equipas depois de semanas de incerteza.

Governo e federação colombianos contribuíram para que os atletas pudessem viajar para solo europeu desde Bogotá, no que chamaram "voo do orgulho colombiano". Uma das condições acordadas é que nenhum terá de fazer uma quarentena de 14 dias, o que permite que se possam juntar aos estágios, ou, em alguns casos, irem para as suas casas na Europa. No entanto, para garantir o máximo de segurança possível, todos foram sujeitos a apertadas medidas.

Nas redes sociais e meios de comunicação social colombianos são várias a imagens que demonstram como além do uso da máscara (não puderam tirar durante as cerca de 10 horas de viagem), tiveram de desinfectar as mãos em diversas ocasiões e no caso de Quintana, o ciclista até terá optado por usar uma viseira além da máscara.

A complicada missão de ver os colombianos viajar para a Europa foi até comentada pelo presidente do país, Iván Duque. "Motiva-nos ver o entusiasmo de cada um dos nossos desportistas que partiram para a Europa no voo do orgulho colombiano [hashtag #VueloDelOrgulloColombiano], para representar-nos nos certames internacionais. Este campeões inspiram-nos e são a prova que unidos vamos seguir em frente", lê-se no Twitter do Chefe de Estado.

No que diz respeito a colombianos a situação fica praticamente resolvida. Porém, ainda há ciclistas na América do Sul e também nos Estados Unidos da América que  estão a tentar regressar. Ian Garrison, por exemplo, foi barrado no aeroporto no início do mês, quando tentava viajar de Atlanta para Amesterdão. O corredor da Deceuninck-QuickStep aguardava ter os documentos oficiais que lhe permitissem sair dos Estados Unidos e assim poder retomar a sua temporada de estreia no World Tour.

Quanto aos atletas que partiram da Colômbia esta domingo, são de várias modalidades e a lista de ciclistas (homens e mulheres) é grande, segundo o Cyclingnews.

Ineos: Egan Bernal, Iván Sosa, Sebastián Henao, Brandon Rivera;

Astana: Miguel Ángel López, Hernando Bohórquez, Rodrigo Contreras, Harold Tejada, Liliana Moreno;

EF Pro Cycling: Rigoberto Urán, Daniel Martínez, Sergio Higuita;

Deceuninck-QuickStep: Álvaro Hodeg;

Bahrain McLaren: Santiago Buitrago;

Movistar: Juan Diego Alba, Carlos Betancur, Paula Patiño;

UAE Team Emirates: Sergio Henao, Camilo Ardila, Cristian Múñoz, Fernando Gaviria, Juan Sebastian Molano;

Arkéa-Samsic: Winner Anacona, Dáyer e Nairo Quintana;

Androni Giocatolli: Miguel Florez, Jonathan Restrepo, Daniel Múñoz;

Michelton Scott: Esteban Chaves;

Burgos-BH: Juan Felipe Osorio;

Caja Rural: Johan García, Alejandro Osorio, Juan Calle;

Colombia Tierra de Atletas GW Bicicletas: Darwin Atapuma, Óscar Quiroz, Omar Mendoza, Nelson Soto, William Múñoz, Bryan Hernández, Hernán Aguirre;

Sub-23: Diego Camargo, Jeison Casallas, Jesús Peña, Wilmar Molina, Wilson Peña, Didier Merchán;

Giotti Victoria: Jonathan Cañaveral;

Kern Pharma: Daniel Méndez.

Sem comentários:

Enviar um comentário