© João Fonseca Photographer |
A época irá arrancar a 17 de Fevereiro, com o pelotão nacional a ter de medir forças com muitas das melhores equipas mundiais, não fosse a Volta ao Algarve já uma das mais prestigiadas provas do circuito ProSeries. E são 30 formações estrangeiras a procurarem um lugar na Algarvia!
A Prova de Abertura como que irá assinalará o arranque da temporada do calendário mais nacional, não só para a elite, mas também para os sub-23. Será novamente a primeira de três corridas que contarão para a Taça de Portugal, juntamente com a Clássica da Arrábida e a Clássica Aldeias do Xisto.
Uma das pequenas alterações será a Clássica da Primavera, que avança uns dias para de facto realizar-se nessa estação do ano e não no Inverno. Em 2020 acabou por ser a derradeira prova (e era apenas a terceira) a ir para a estrada antes do confinamento. De recordar que foi ganha por Luís Gomes, da Kelly-InOutBuild-UDO.
Destaque para uma nova corrida entre 15 a 18 de Abril da Global Media Group, ainda sem nome, detentora do Jornal de Notícias e O Jogo, que terão os seus Grandes Prémios mais à frente na temporada.
Quanto às provas internacionais, temos além da Volta ao Algarve a Clássica da Arrábida (1.2), a Volta ao Alentejo (2.2), o Troféu Joaquim Agostinho (2.2) e a Volta a Portugal (2.1).
Infelizmente, depois da corrida que as equipas nacionais mais ambicionam, o calendário continua a ser escasso. Agosto, como é habitual termina com os habituais circuitos, mas com o Grande Prémio Jornal de Notícias a fechar o mês - novidade que era suposto ter sido de 2020 -, seguindo-se a clássica da Rota da Filigrana em Setembro. Esta corrida teve a sua primeira edição em 2019.
Para terminar, viagem até Tavira para o Festival de Pista.
Os sub-23 terão, espera-se, a sua Volta a Portugal do Futuro entre 25 e 27 de Junho, enquanto uma das principais corridas para os juniores, a Volta ao Concelho de Loulé, disputar-se-á entre 1 a 3 de Abril.
As senhoras têm uma das grandes novidades de 2021, com a primeira Volta a Portugal entre 20 e 22 de Agosto. Um passo importante para o desenvolvimento da modalidade na vertente feminina.
De referir ainda que os campeões nacionais serão decididos entre 18 e 20 de Junho, com a prova de rampa a manter-se no calendário (12 de Setembro), depois do regresso em 2020.
Agora é aguardar que, com o decorrer do ano, as notícias sejam boas e que a pandemia não force mais restrições que coloquem novamente em causa as corridas em território nacional.
Calendário de estrada 2021 elite (na maioria das provas também participam os sub-23):
➤ 17 a 21 de Fevereiro: Volta ao Algarve
➤ 7 de Março: Prova de Abertura Região de Aveiro (Taça de Portugal)
➤ 14 de Março: Clássica da Arrábida (Taça de Portugal)
➤ 17 a 21 de Março: Volta ao Alentejo
➤ 28 de Março: Clássica da Primavera
➤ 15 a 18 de Abril: Grande Prémio com nome a definir
➤ 25 de Abril: Grande Prémio de Mortágua
➤ 2 de Maio: Volta a Albergaria
➤ 9 de Maio: Clássica Aldeias do Xisto (Taça de Portugal)
➤ 13 a 16 de Maio: Grande Prémio O Jogo
➤ 30 de Maio: Memorial Bruno Neves
➤ 2 a 6 de Junho: Grande Prémio Abimota
➤ 18 a 20 de Junho: Campeonatos Nacionais
➤ 4 de Julho: Grande Prémio Anicolor
➤ 15 a 18 de Julho: Grande Prémio Torres Vedras - Troféu Joaquim Agostinho
➤ 4 a 15 de Agosto: Volta a Portugal
➤ 20 de Agosto: Circuito de Alcobaça
➤ 22 de Agosto: Circuito da Malveira
➤ 23 de Agosto: Circuito da Moita
➤ 23 de Agosto: Circuito de Nafarros
➤ 30 de Agosto a 5 de Setembro: Grande Prémio Jornal de Notícias
➤ 12 de Setembro: Campeonato Nacional de Rampa
➤ 18 de Setembro: Rota da Filigrana
➤ 5 de Outubro: Festival de Pista de Tavira
A saber ainda...
➤ 8 a 12 de Setembro: Campeonatos da Europa
➤ 19 a 26 de Setembro: Campeonatos do Mundo
➤ Jogos Olímpicos: 24 de Julho, corrida de estrada masculina, 28 o contra-relógio; de 2 a 8 de Agosto realizam-se as provas de pista
Pode ver o calendário completo de todos os escalões neste link para o site da Federação Portuguesa de Ciclismo.
Sem comentários:
Enviar um comentário