Volta à Comunidade Valenciana foi a corrida mais recente a ser adiada (© VCV) |
Entre a Volta à Comunidade Valenciana, marcada inicialmente para 3 a 7 de Fevereiro, Clássica de Almería, Ruta del Sol e Volta ao Algarve, muitas das principais figuras do pelotão mundial tinham agendado iniciar a nova época nestas provas. Para já, resiste a corrida de um dia em Almería (dia 14 de Fevereiro), mas sem certeza se irá mesmo realizar-se. Em Espanha, a Volta a Múrcia foi cancelada. As restantes referidas, mais o Challenge de Maiorca, estão a tentar agendar uma nova data, como acontece com a Algarvia (5 a 9 de Maio).
A corrida além Europa que estava a seduzir equipas World Tour em Janeiro, também acabou sem efeito - San Juan, na Argentina -, mas com as restrições no Velho Continente a continuarem muito apertadas, é uma viagem mais longe que poderá entrar nos planos de muita gente. A Volta aos Emirados Árabes Unidos (de 21 a 27 de Fevereiro) irá receber Chris Froome, que estaria de malas feitas para o Algarve, para se estrear pela Israel Start-Up Nation, por exemplo.
Volta a Omã e à Colômbia são mais duas que têm sido eleitas por alguns corredores para dar início às épocas. Porém, foram canceladas em 2021.
Alguns ciclistas australianos estão entre os sortudos que já puderam competir. É que apesar do cancelamento do Tour Down Under e das outras corridas de início de ano na Austrália, realizou-se um festival de ciclismo, como foi apelidado, que sempre deu para mostrar algum do trabalho que foi feito durante a pré-temporada.
Esta não é uma situação inesperada, perante a situação pandémica. As equipas continuam a realizar os seus estágios enquanto aguardam pela luz verde para começar a competir, sendo uma situação que afecta tanto as provas masculinas, como as femininas. E já se vai temendo por algumas clássicas em Março e mesmo mais adiante.
A boa notícia chegou de França. A 42ª edição do Grand Prix Cycliste la Marseillaise está marcada para o próximo domingo e a perspectiva é que finalmente alguns ciclistas possam começar a competir. Entre eles está o português Rui Oliveira, com a sua UAE Team Emirates, equipa, que terá o reforço Matteo Trentin como líder.
Philipe Gilbert, Tim Wellens, John Degenkolb (Lotto Soudal), Jesus Herrada e Christophe Laporte (Cofidis), Tony Gallopin e Lilian Calmejane (AG2R), Edvald Boasson Hagen e Pierre Latour (Total Direct Energie) e Bryan Coquard (B&B Hotels p/b KTM) são cabeças-de-cartaz da corrida francesa, sem surpresa com muitos ciclistas da casa. A prova com início e fim em Marselha, terá 171 quilómetros (lista completa de inscritos, via ProCyclingStats).
Corridas adiadas:
➤Volta ao Ruanda (nova data de 2 a 9 de Maio)
➤Volta ao Algarve (5 a 9 de Maio)
➤Challenge de Maiorca (13 a 24 de Maio)
➤Volta a Andaluzia - Ruta del Sol (24 a 28 de Maio)
➤Volta à Comunidade Valenciana (nova data por anunciar)
Corridas canceladas:
➤Tour Down Under, Austrália - corrida feminina (marcada para 14 a 17 de Janeiro)
➤Tropicale Amissa Bongo, Gabão (18 a 24 de Janeiro)
➤Tour Down Under, Austrália (19 a 24 de Janeiro)
➤Volta a San Juan, Argentina (24 a 31 de Janeiro)
➤Race Torquay, Austrália - corrida feminina e masculina (28 de Janeiro)
➤Cadel Evans Great Ocean Road Race, Austrália - corrida feminina (30 de Janeiro) e masculina (31 de Janeiro)
➤Tour de Langkawi, Malásia (30 de Janeiro a 6 de Fevereiro)
➤Saudi Tour, Arábia Saudita (2 a 6 de Fevereiro)
➤Herald Sun Tour, Austrália (3 a 7 de Fevereiro)
➤Volta ao Dubai - feminina (5 a 8 de Fevereiro)
➤Volta à Colômbia (9 a 14 de Fevereiro)
➤Volta a Omã (9 a 15 de Fevereiro)
➤Volta a Antalya, Turquia (11 a 14 de Fevereiro)
➤Volta à Múrcia, Espanha (12 e 13 de Fevereiro)
➤Ronde van Drenthe, Países Baixos (13 de Março)
➤Circuit Cycliste Sarthe, França (6 a 9 de Abril)
➤Tour de Yorkshire, Reino Unido - corrida masculina (29 de Abril a 3 de Maio) e feminina (30 de Abril a 1 de Maio)
➤Ronde van Zeeland, Países Baixos (6 de Maio)
➤Volta à Normandia, França (22 a 28 de Maio)
➤Clássica do Colorado, EUA (26 de Agosto)
Sem comentários:
Enviar um comentário