5 de janeiro de 2021

AG2R Citroën apresenta a bicicleta para 2021. Início da parceria com a BMC

© BMC
A BMC vai iniciar com a AG2R Citroën uma nova fase na equipa francesa, com a marca suíça de bicicletas a passar agora a fornecer as suas máquinas a duas equipas World Tour. Com a Qhubeka Assos (antiga NTT) a conseguir continuar no pelotão, a BMC terá uma forte presença ao mais alto nível e até vai ter novamente um ciclista na suas bicicletas que alcançou as suas maiores vitórias precisamente na BMC.

Greg van Avermaet foi uma das principais figuras da extinta equipa, quando esta foi uma das mais fortes do pelotão internacional. Ganhou o Paris-Roubaix, etapas no Tour, foi campeão olímpico e muito mais numa BMC. O projecto chegou ao fim em 2018, com a polaca CCC a tomar conta das operações. A marca suíça, optou por outro caminho. A Qhubeka Assos tem vivido tempos difíceis, com a AG2R Citroën também a não ser uma equipa muito ganhadora em tempos recentes, mas não deixa de ser uma forte aposta em estar presente no ciclismo, algo que a Giant, por exemplo, não poderá dizer, pois com o fim da CCC, ficou sem espaço, com a Intermaché Wanty Gobert - que comprou a licença - a manter a parceria com a Cube.

© AG2R Citroën
A formação francesa inicia uma nova era, tendo visto sair a sua referência de épocas recentes - Romain Bardet foi para a DSM (ex-Sunweb) -, preparando-se para apostar mais em clássicas e eventualmente corridas de uma semana, do que propriamente em lutar pela geral nas grandes voltas. Ou mais no Tour, que sempre foi o principal interesse da AG2R.

Além desta mudança de rumo, da contratação, entre outros, de Greg van Avermaet e de Bob Jungels (ex-Deceuninck-QuickStep) e da entrada da Citroën - que reforçou o orçamento -, a bicicleta é então uma das grandes novidades para 2021 da equipa francesa. A AG2R Citroën deixou a marca Eddy Merckx e com a BMC é mais uma equipa a render-se aos travões de disco. As velhinhas pinças são cada vez mais algo do passado.

A SLR01 terá componentes da Campagnolo, que está assim presente em quatro equipas World Tour. Além da AG2R, patrocina a Lotto Soudal, UAE Team Emirates e a Cofidis. A Shimano continua a dominar neste aspecto, com presença em 13 das 19 equipas do principal escalão.

O selim é da marca Fizik, com a Wahoo a fornecer os ciclo-computadores. Por curiosidade os equipamentos são da Rosti e deram bastante que falar quando foram apresentados... Não desapareceu o castanho, mas a camisola é diferente do que tem sido habitual.

Quanto à bicicleta de contra-relógio, será a BMC Warp TT.

Em baixo fica um vídeo que mostra a montagem de uma das novas bicicletas da AG2R Citroën.

»»Uma Bianchi renovada para a nova parceria««

»»Bicicletas com muita história roubadas da sede da Specialized««

Sem comentários:

Enviar um comentário