22 de janeiro de 2021

Nova era no Louletano-Loulé Concelho

© Federação Portuguesa de Ciclismo
Foram sete temporadas de Vicente García de Mateos no Louletano, anos marcados por uma evolução de um sprinter para um ciclista que terminou duas vezes no pódio da Volta a Portugal. O espanhol segue agora outro rumo - na Antarte-Feirense -, o que abre uma nova era na equipa algarvia. Para 2021 fica em aberto quem preencherá o lugar de De Mateos, sendo certo que João Matias terá o seu lugar de destaque, no que a sprints (e não só) diz respeito.

Para começar, novo nome, mas sempre com o clube da terra a manter a equipa: Louletano-Loulé Concelho. O director desportivo Jorge Piedade manteve ciclistas que têm sido importantes e são uma espinha dorsal na estrutura, casos de David de la Fuente (tantas vezes um braço-direito de De Mateos), Nuno Meireles, André Evangelista e o incansável Jesus del Pino. João Matias certamente que espera que depois do "falso arranque" na equipa em 2020 devido à pandemia (poucas corridas para se mostrar), possa ser o ciclista influente que normalmente é.

Além de saber quem será o líder para a Volta a Portugal - se o objectivo for a geral -, é nos reforços que está parte da curiosidade do Louletano-Loulé Concelho de 2021. Há ciclistas que pouco se conhece sobre eles, além de três regressos: Micael Isidoro (2013 a 2016 e esteve na Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel em 2020), Rui Rodrigues (2015 a 2018, vai regressar a uma equipa profissional este ano) e Carlos Oyarzun (2013 e representou a angolana BAI-Sicasal-Petro de Luanda na época passada).

Destes três nomes é o de Oyarzun que chama mais a atenção por várias razões. É um ciclista que vai reforçar o grupo de veteranos do pelotão nacional: tem 39 anos. Além do Louletano, também passou pela Efapel depois de em 2011 ter feito parte do plantel da Movistar. Este chileno, que tinha o contra-relógio como ponto forte, esteve no World Tour apenas uma temporada, tendo participado na Volta a Itália.

Em 2015 estava na Keith Mobel-Partizan - equipa sérvia, mas com base em Espanha -, quando, antes dos Jogos Pan-Americanos testou positivo por uma substância proibida e foi suspenso por quatro anos. Oyarzun nunca desistiu da sua carreira, mesmo quando saiu da Movistar. Foi intercalando equipas amadoras com profissionais e mesmo depois da longa suspensão regressou e agora está de volta a Portugal.

Continuando com ciclistas sul-americanos, o Louletano-Loulé Concelho contratou o colombiano Nicolas Paredes, ex-Medellín. É um ciclista com alguns resultados, destacado-se o oitavo lugar na Volta a San Juan em 2020, ganha por Remco Evenepoel (Deceuninck-QuickStep). Venceu a Volta ao Chile (2017) e Volta a Michoacan (2018) e tem aos 28 anos um teste importante se quiser triunfar na Europa, cuja a porta é assim aberta pela formação algarvia.

Da argentina chega Tomas Contte, de 22 anos. Tem escola de pista e deverá ser um reforço para os sprints. E das Filipinas chega Carlos Ochoa... mas que até vem de perto, já que em 2020 estava na rival do Algarve, Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel.

E para fechar o plantel, um jovem do BTT. Filipe Francisco, 22 anos, campeão nacional de sub-23 de XCO vai agora mostrar-se na estrada.

O Louletano-Loulé Concelho poderá ser a primeira portuguesa a entrar em acção esta temporada, pois surge na lista de equipas para a Clàssica Comunitat Valenciana 1969, agendada para este domingo.*

Equipa Louletano-Loulé Concelho para 2021:

Permanências: João Matias, David de la Fuente, Nuno Meireles, André Evangelista, Jesus del Pino

Reforços: Micael Isidoro (Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel), Rui Rodrigues, Filipe Francisco (BTT Loulé), Carlos Ochoa (Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel), Nicolas Paredes (Medellín), Tomas Contte (Equipo Continental Municipalidad de Pocito), Carlos Oyarzun (BAI-Sicasal-Petro de Luanda).

*No dia seguinte à publicação deste testo o Louletano-Loulé Concelho anunciou que não iria participar na corrida espanhola dadas as restrições em vigor devido à pandemia.

»»Kelly-Simoldes-UDO com fasquia mais alta««

»»Novo nome e reforços interessantes em Mortágua««

Sem comentários:

Enviar um comentário