(Fotografia: Facebook Strade Bianche) |
Em dez anos de história a Strade Bianche tornou-se numa corrida obrigatória para os homens das clássicas. Só este ano entrou para a categoria World Tour, mas há muito que os melhores ciclistas e as melhores equipas colocam a corrida italiana nos seus calendários. Em 2016, Fabian Cancellara venceu pela terceira vez, o que fez a organização dar o seu nome a um dos sectores de sterrato (caminhos de terra). A Strade Bianche foi mesmo a última clássica que o suíço venceu e este ano os grandes nomes estarão presentes para prosseguir um legado que ainda é pequeno comparando com outras clássicas, mas que na opinião do director desportivo da Cannondale-Drapac, Fabrizio Guidi, tem tudo para transformar a corrida da Toscana em um dos monumentos do ciclismo e assim juntar-se à Milano-Sanremo, Volta a Flandres, Paris-Roubaix, Liège-Bastogne-Liège e Lombardia.
A Strade Bianche é a primeira das novas corridas do calendário World Tour a contar com todas as equipas do principal escalão. Peter Sagan (Bora-Hansgrohe) e Greg van Avermaet (BMC) partem como favoritos - como tem sido habitual nos últimos dois anos em muitas clássicas -, mas o pelotão contará ainda com Jan Bakelants (AG2R), Tiesj Benoot (Lotto Soudal), Diego Rosa (Sky), Edvald Boasson Hagen (Dimension Data), Fabio Felline (Trek-Segafredo) e também os vencedores de 2013, 2014 e 2015: Moreno Moser (Astana), Michal Kwiatkowski (Sky) e Zdenek Stybar (Quick-Step Floors). E já agora, Peter Sagan conta com dois segundos lugares!
Além destes principais candidatos, Vincenzo Nibali (Bahrain-Merida), Fabio Aru (Astana), Rigoberto Uran (Cannondale-Drapac), Thibaut Pinot (FDJ) e Roman Kreuziger (Orica-Scott) dão ainda mais classe a este pelotão que terá três portugueses. A principal curiosidade é Nuno Bico. O jovem ciclista da Movistar tem uma preferência por corridas de um dia e a equipa espanhola está a oferecer as oportunidades que Nuno Bico deseja. Sem pressão para alcançar desde logo bons resultados, ainda assim é uma corrida que o português terá a possibilidade de aprender a lidar com os melhores do mundo.
Depois temos José Gonçalves. A fazer a estreia no World Tour pela Katusha-Alpecin, esta é uma prova em que o ciclista poderá ter alguma liberdade para se mostrar. Tendo em conta que gosta de "jogar" ao ataque e sendo uma corrida que normalmente fica marcada precisamente por esse tipo de corredores, a ver vamos se será o momento em que vemos o José Gonçalves que bem se conhece dos tempos da Caja Rural.
Quanto a Tiago Machado, também da Katusha-Alpecin, o português tem cada vez mais se notabilizado como homem de trabalho na equipa suíça. Nunca é de afastar a possibilidade de atacar, mas a formação terá Maxim Belkov e Jhonatan Restrepo (que está a realizar um início muito forte de temporada) que deverão ser as principais apostas para a corrida.
"É uma das corridas mais importantes entre as clássicas da Primavera. Já é muito importante para os ciclistas e vê-se os grandes nomes a vir aqui. Pode um dia vir a ser um dos monumentos", salientou Fabrizio Guidi, citado pelo Velonews.
Inaugurato il tratto intitolato @f_cancellara! Monte Sante Marie di 11,5 km #StradeBianche pic.twitter.com/YaMkZ6412s— Strade Bianche (@StradeBianche) 3 March 2017
Fabian Cancellara considera que a Strade Bianche é "uma corrida especial". "Serve para os homens das clássicas, para os das Ardenas e até os das grandes voltas têm uma hipótese [de vencer]. Isso torna a corrida única", salientou no dia em que inaugurou a pedra que irá identificar o seu sector de sterrato, o oitavo dos 11 que compõem a prova (vídeo em cima).
A Strade Bianche terá transmissão no Eurosport. Mas há uma incerteza para o espectáculo de amanhã: irá chover? Será que vamos ter muito pó, ou lama? E não esquecer, que também as senhoras terão a possibilidade de enfrentar o sterrato de uma das corridas mais apreciadas do calendário, agora do World Tour.
Veja aqui a lista de inscritos.
»»Bicicleta que Cancellara usou na sua última Volta a Flandres leiloada por mais de 16 mil euros««
»»Clássicas. Tudo começou com um cenário bem conhecido: Avermaet a bater Sagan. Mas será que vão ser desqualificados?««
»»Sagan e Ewan aprenderam rapidamente com os erros««
Veja aqui a lista de inscritos.
»»Bicicleta que Cancellara usou na sua última Volta a Flandres leiloada por mais de 16 mil euros««
»»Clássicas. Tudo começou com um cenário bem conhecido: Avermaet a bater Sagan. Mas será que vão ser desqualificados?««
»»Sagan e Ewan aprenderam rapidamente com os erros««
Ok ....
ResponderEliminar