Em Portugal, os mais jovens vão estar por Terras de Santa Maria, mas a elite, ou parte dela, vai até Espanha. Com duas semanas de pausa no calendário para as principais equipas nacionais, algumas optaram por fazer uma viagem até ao país vizinho e aproveitar o Grande Prémio Miguel Indurain e a Vuelta Ciclista a La Rioja, ambas as corridas no norte de Espanha. Mas os atletas de BTT também estarão em acção neste país, enquanto o de BMX vai até à Bélgica.
Começando pela estrada. A Rádio Popular-Boavista volta a apostar forte na participação no Grande Prémio Miguel Indurain. Em 2016, Frederico Oliveira - que este ano está no Sporting-Tavira - terminou na 10ª posição, mas a equipa de José Santos tem agora Egor Silin, que está muito motivado para esta competição, pois há um ano finalizou no sétimo lugar, então ao serviço da Katusha. Além do ciclista russo vão estar nas corridas Filipe Cardoso, Domingos Gonçalves, Luís Gomes, David Rodrigues, Victor Etxeberria, Pablo Guerrero e Daniel Sanchez.
Na prova de 186 quilómetros de homenagem ao cinco vezes vencedor da Volta a França, Miguel Indurain, estarão ainda a W52-FC Porto e o Sporting-Tavira. Gustavo Veloso lidera a equipa do Sobrado, que contará ainda com Raúl Alarcón, Daniel Freitas, António Carvalho, Samuel Caldeira, Joaquim Silva, Angel Rebollido e o vencedor da Volta a Portugal em 2016, Rui Vinhas.
A equipa algarvia de Vidal Fitas também vai apresentar uma equipa forte e a atenção irá centrar-se em Rinaldo Nocentini, que está a realizar um sensacional início de temporada. O italiano terá a seu lado Alejandro Marque e Frederico Oliveira (que estará motivado para repetir o brilharete de há um ano), Jesus Ezquerra, Valter Pereira, Fábio Silvestre, Mario González e Luís Fernandes.
O Grande Prémio Miguel Indurain deverá contar com grandes nomes, como Alejandro Valverde (Movistar), Sergio e Sebastián Henao, Michal Kwiatkowski (os três ciclistas da Sky), Jhonatan Restrepo (colombiano que está a começar a mostrar-se a grande nível na Katusha-Alpecin, que contará ainda com Tiago Machado) e Simon Yates (Orica-Scott). Destaque ainda para o veteraníssimo David Rebellin, que aos 45 anos continua a competir, agora na equipa Continental Kuwait-Cartucho.es.
No domingo, na Vuelta Ciclista a La Rioja, juntam-se ao trio de equipas portuguesas o Louletano-Hospital de Loulé e a LA Alumínios-Metalusa-BlackJack. Será mais uma oportunidade para Vicente Garcia de Mateos mostrar o seu bom momento na formação algarvia. David de la Fuente, Raúl Garcia, Hélder Ferreira, Oscar Hernandez, Rui Rodrigues, Nuno Almeida e Filipe Silva completam a equipa.
Já na LA, Edgar Pinto mantém-se como o líder, mas atenção a César Fonte. Luís Afonso, João Matias, Hugo Sancho, Zulmiro Magalhães, Samuel Blanco e Antonio Angulo fecham os eleitos para a corrida de 150,5 quilómetros entre Villamediana de Iregua e Logroño. Apenas estarão presentes duas equipas do World Tour: a Movistar e a Orica-Scott.
Por cá teremos então os sub-23 e os juniores na Volta às Terras de Santa Maria. No sábado, a corrida começa às 12:30 com 108,6 quilómetros, entre a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira e a freguesia de Riomeão. Domingo haverá emoção a dobrar. Às 9:30 começa o contra-relógio individual de 7,5 quilómetros, em redor do Europarque e às 15:30 arrancam as 12 voltas ao circuito do Castelo da Feira, no total de 79,2 quilómetros, com a meta a ser antecedida pela rampa de empedrado que liga o centro da cidade ao castelo.
Selecções de BTT e BMX em acção
A 19 de Março a selecção de BTT passou por Espanha para conquistar cinco pódios e agora regressa para a corrida de cross country olímpico (XCO) Superprestígio MTB, em Arguedas, Navarra, no domingo. A representar as cores nacionais estarão: na elite, José Dias (Seissa/KTM Bikeseven/Matias & Araújo Frulac) Araújo/Frulact) e Roberto Ferreira (Quinta das Arcas/Jetclass/Xarão), pelos sub-23 Ana Tomás (BTT Seia), Bruno Nunes (Strix Bike Team) e João Rocha (Rodabike/ACRG/Gondomar), pelos juniores Carlos Salgueiro (Maiatos/Reabnorte), Guilherme Mota(Marrazes/Gui/Breijinho/Bike Zone Leiria), Jéssica Costa (ASC/Focus Team/Vila do Conde) e Marta Branco (Maiatos/Reabnorte), e ainda a cadete Daniela Campos (BTT Loulé/BPI/Elevis).
(Fotografia: Federação Portuguesa de Ciclismo) |
No BMX, Bruno Cardoso (na fotografia em cima) fará a estreia na categoria de elite nas duas primeiras provas da Taça da Europa, em Zolder, na Bélgica. Em 2016 foi terceiro na categoria challenge. “O Bruno tem de passar por uma fase de adaptação a pistas e corridas de formato olímpico, até porque é muito jovem e é elite de primeiro ano. Gostava que conseguíssemos passar a qualificação para entrar nas eliminatórias”, afirmou o seleccionador Alexandre Almeida, citado pela Federação Portuguesa de Ciclismo.
Sem comentários:
Enviar um comentário