(Fotografia: Facebook Alberto Contador) |
O Tour de 2017 será um dos mais importantes na carreira de Alberto Contador. Desde 2009 que não o ganha (foi-lhe retirada a vitória de 2010 devido a um caso de doping) e depois de tantas frustrações, desde quedas a simplesmente não ter capacidade para lutar contra os adversários, a próxima Volta a França terá o poder de decidir o futuro do ciclista espanhol. É que poderá muito bem ser a última vez que se verá Contador na estrada, pois o próprio admite que se ganhar, será a forma perfeita de terminar a carreira, apesar de ter assinado por dois anos com a Trek-Segafredo. A época de 2017 está a ser completamente dedicada à preparação para a Volta a França e Contador admitiu agora a "táctica" que tem para conseguir derrotar Chris Froome.
Treinos em altitude, alimentação preparada ao pormenor... todos fazem. A "táctica", a diferença será... umas férias! Sim, Alberto Contador diz que antes da Volta a França irá tirar umas férias, longe da bicicleta. Depois voltará aos treinos, de "cabeça fresca", com as forças revigoradas e preparado para enfrentar o ciclista que tem dominado o Tour, juntamente, claro, com a toda poderosa equipa da Sky.
"Preciso de umas férias. Quando estamos 100% concentrados, precisamos de descansar algum tempo. Penso que isso é importante. Quando treinamos durante um mês em altitude, comemos o mínimo possível e treinamos o mais possível, precisamos de ter a cabeça preparada. Para isso, é necessário estar mentalmente fresco", explicou Contador ao site Cycling Weekly. O espanhol disse que ainda não sabe para onde irá, mas adiantou que haverá bom tempo e serão umas férias de uma semana. "Depois será começar aos poucos a treinar para a Volta a França", salientou.
Alberto Contador só começou a competir a 15 de Fevereiro. Como não o sabe fazer para não tentar ganhar, na Ruta del Sol o espanhol deu espectáculo, mas acabou batido por Alejandro Valverde (Movistar) por apenas um segundo. Já em cima da hora resolveu ir a Abu Dhabi e voltou a demonstrar estar bem fisicamente. Porém, como optou por fazer uma marcação cerrada a Nairo Quintana (Movistar), acabou em 15º lugar, numa competição ganha pelo português Rui Costa (UAE Team Emirates). Agora irá participar em três corridas que gosta bastante: Paris-Nice (duas vitórias), Volta à Catalunha e Volta ao País Basco (quatro triunfos). O ciclista não referiu quando irá tirar as referidas férias. A última etapa da Volta ao País Basco será a 8 de Abril, com o Tour a começar a 1 de Julho, sendo que, para já, não há nenhuma corrida agendada para o ciclista nesse espaço de tempo, mas será provável que esteja pelo menos no Critérium du Dauphiné (4 a 11 de Junho).
Sem comentários:
Enviar um comentário