20 de agosto de 2020

Portugal com equipa forte para discutir Europeus

© Federação Portuguesa de Ciclismo
Chegaram a ser dados como cancelados em 2020, pois estavam agendados para Trentino, numa Itália muito afetada pela pandemia. Porém, a União Europeia de Ciclismo (UEC) tentou encontrar uma solução e esta veio de França. Os Europeus de estrada vão realizar-se de segunda a sexta-feira da próxima semana e Portugal vai apresentar-se com uma selecção forte em elite, mas terá representações também nos restantes escalões, tanto no masculino, como no feminino.

Plouay, na região francesa da Bretanha, será o palco das corridas, depois de este fim-de-semana receber os Nacionais do país. O seleccionador José Poeira escolheu 14 atletas para representarem Portugal e haverá ambição de alcançar bons resultados.

Na elite, o trio da UAE Team Emirates que recentemente tão bem esteve em Paredes, nos Nacionais, vai poder mostrar esse entendimento em Plouay. Rui Costa será o inevitável líder, com Ivo e Rui Oliveira a seu lado. No entanto, a equipa terá mais elementos para fortalecer o sexteto. Também do World Tour estará Ruben Guerreiro, da EF Pro Cycling, ciclista que poderá ser sempre outra das apostas de José Poeira. Das equipas portuguesas foram chamados Rafael Silva, da Efapel, e Rafael Reis, do Feirense.

No caso de Rafael Reis, o atleta poderá mostrar ao mais alto nível a sua aptidão para o contra-relógio, ainda que o outro eleito não será o recentemente consagrado campeão nacional, Ivo Oliveira, mas sim Rui Costa, que conquistou o título de estrada, mas que na Prova de Reabertura recordou como também é um bom contra-relogista.

Quanto aos mais novos, os sub-23 serão Afonso Silva (Rádio Popular-Boavista), Miguel Salgueiro (LA Alumínios-LA Sport), Guilherme Mota e Pedro Miguel Lopes, ambos da Kelly-InOutBuild-UD Oliveirense. Em juniores estarão Beatriz Roxo (NRV-Academia de Ciclismo de Paredes) e Daniela Campos e Fábio Fernandes (Efapel-Escola de Ovar) e João Ferreira (Academia Joaquim Agostinho-CYR-UDO).

O calendário

As boas notícias é que as corridas de elite vão ter transmissão no Eurosport. Segunda-feira haverá o contra-relógio que será igual para todos os escalões: 25,6 quilómetros, com algumas inclinações para testar os ciclistas. A Equipa Portugal estará representada pela júnior Daniela Campos, cuja prova está agendada entre as 8:00 e as 9:20 e, em elite,  como foi referido, por Rafael Reis e Rui Costa, que vão competir entre as 15:10 e 16:15.




Quarta-feira será dia para a elite discutir o título na prova de fundo, num total de 177,45 quilómetros, percorridos num circuito de 13 voltas em Plouay. Não sendo um percurso para trepadores puros, também não é um que os sprinters se sintam encantados. Com muito sobe e desce, o acumulado final será de 2535 metros.




No dia seguinte, logo às 8:00 (mais uma hora em França), os sub-23 terão de cumprir dez voltas, ou seja, 136,6 quilómetros e 1950 metros de acumulado. Sexta-feira, Beatriz Roxo e Daniela Campos farão os 68,25 quilómetros da prova de juniores, seguido pela corrida masculina, com Fábio Fernandes e João Ferreira a fechar a participação portuguesa (109,2 quilómetros).

»»Rui Costa regressou para ser campeão nacional««

»»Táctica perfeita da Kelly-InOutBuild-UD Oliveirense dá título nacional de sub-23 a Fábio Costa««

»»Ivo Oliveira conquista primeiro título de elite. Guilherme Mota afirma-se no contra-relógio««

Sem comentários:

Enviar um comentário