© Hugo Silva/Red Bull Content Pool |
O equivalente a dois Everestes (até um pouco mais), o que Tiago Ferreira subiu em 24 horas, é agora oficialmente um recorde mundial. A marca foi reconhecida pela Official World Record e o atleta português já tem o seu diploma para assinalar o incrível feito que alcançou em Julho.
Entre 22 e 23 desse mês, nas proximidades da aldeia histórica de Gourim, nos arredores de São Pedro do Sul e com as paisagens da Serra de São Macário, Tiago Ferreira completou um desafio lançado pela Red Bull Portugal. Foram 17753 metros de acumulado, num total de 247,5 quilómetros em pistas de terra e xisto. Foram 83 subidas, numa ascensão de 1,5 quilómetros, com 214 metros de desnível. Tiago Ferreira enfrentou temperaturas que chegaram aos 40 graus e durante a noite foi mais fresco, 15 graus.
Imagem: Facebook Tiago Ferreira |
"É oficial!!! No passado dia 23 de julho desafiado pela @redbullpor arranquei para aquele que foi o meu maior desafio em cima de uma bike btt, com o objectivo de cumprir o máximo de desnível acumulado possível em 24h num percurso 100% btt e sem fazer alterações na bike”, recordou Tiago Ferreira, numa mensagem publicada no Facebook.
“Desafio superado, consegui fazer 17,753m bem dentro das 24h, depois disso enviamos todas as evidências para a @official_world_record que pode verificar todos os registos, e validar este recorde. Hoje volta a ser um dia bastante feliz pela divulgação deste certificado, e mais uma vez muito obrigado a todos os envolvidos”, realçou, mostrando o respectivo diploma (imagem à direita).
A organização não governamental que analisou os exaustivos dados de Tiago Ferreira (que podem ser vistos neste link) referiu um pormenor ao anunciar a confirmação da inédita marca: “A bicicleta não foi criada ou adaptada especificamente para este evento, utilizando material acessível ao público em geral nas lojas e nos sites especializados." Esta é uma questão sempre muito falada quando, por exemplo, um ciclista tenta bater o recorde da hora em pista.
Na página da Official World Record, o recorde de Tiago Ferreira - que nunca é de mais recordar que é um campeão do mundo e da Europa em XCM - é o mais recente que se encontra a envolver uma bicicleta. Mas não é único. Markus Stöckl, em Dezembro de 2017, atingiu a velocidade de 167,6 quilómetros numa bicicleta, ao descer uma montanha no Chile. Em Agosto de 2016, Jonathan Parker pedalou de Londres a Paris em 12 horas e 31 minutos, numa viagem que serviu de mote para angariar dinheiro na luta contra o cancro.
Sem comentários:
Enviar um comentário