22 de fevereiro de 2020

"Não há muitos contra-relógios ao longo do ano e, especialmente, bons como este"

© João Calado/Volta ao Algarve
Este ano a Volta ao Algarve recuperou a versão de terminar em contra-relógio, mas mantém-se em Lagoa, que vai assim para o terceiro ano consecutivo a receber alguns dos melhores especialistas. O vencedor do ano passado está presente e com a ambição de ganhar mais uma vez, num contra-relógio que vê como perfeito tanto pelo percurso, como pelos adversários, ainda mais tendo em conta que se está numa fase tão inicial da época. Stefan Küng quer terminar a sua primeira corrida de 2020 com uma vitória e assim lançar uma temporada em que é impossível não pensar nos Jogos Olímpicos, sem esquecer que, mais do que nunca, toda a Groupama-FDJ acredita ser possível conquistar a Volta a França.

"Não há muitos contra-relógios ao longo do ano e, especialmente, bons como este. Ganhei no ano passado e conheço muito bem, pois já o fiz duas vezes. É um bom contra-relógio, de 20 quilómetros. Não é muito curto, não é muito longo, é perfeito para esta corrida por etapas", começou por dizer o ciclista suíço ao Volta ao Ciclismo. E explicou as características e como se deve enfrentar a etapa deste domingo em Lagoa: "É muito diversificado. Tem zonas rápidas, mas também zonas técnicas e algum sobe e desce. É um contra-relógio que me assenta bem, naturalmente!"

E continuou: "Acho que temos de ter muito cuidado com a gestão de esforço. Há umas subidas onde temos de ir o mais forte possível, mas não podemos exagerar porque corremos o risco de 'estourar'. Pode-se perder tempo crucial. Temos também a fase plana, mas se medirmos bem o nosso esforço podemos puxar sempre. É um contra-relógio que nunca dá para recuperar. Temos de estar sempre focados. São poucos segundos que separam os ciclistas no final. Temos de ir no máximo desde o princípio."

Dada a receita de como se enfrenta os 20,3 quilómetros da última etapa da Algarvia, Küng (26 anos) realçou como é positivo poder ter tão cedo na época um primeiro teste frente a alguns dos melhores especialistas. No Algarve estão presentes o bicampeão do mundo Rohan Dennis (Ineos), o campeão europeu Remco Evenepoel (Deceuninck-QuickStep) e o tricampeão mundial de sub-23 Mikkel Bjerg (UAE Team Emirates), só para numerar três, além de Küng, tricampeão suíço da especialidade.

"É precisamente o papel deste contra-relógio no Algarve, para testar, para perceber se o que se fez durante o Inverno foi o mais correcto"


"Não vai ser fácil ganhar, mas vou lutar por isso. Treinei muito durante o Inverno. Será um contra-relógio importante para se perceber como se está [fisicamente], se se fez o trabalho de casa durante o Inverno", salientou. Na sua primeira participação, em 2018, Küng foi terceiro, a 19 segundos de Geraint Thomas. O galês da Ineos também está na Algarvia. Há um ano, apenas dois segundos separaram Küng - desta feita o mais forte - da surpresa da prova, Soren Kragh Andersen (Sunweb), que não viajou até ao Algarve este ano.

O suíço considera também relevante o contra-relógio ser a última etapa e não a terceira, como aconteceu em edições recentes. Além do desgaste - ainda este sábado houve duas subidas ao Alto do Malhão - haverá também quem esteja a pensar muito mais na geral, enquanto Küng e Dennis, por exemplo, têm o contra-relógio como objectivo primordial da Volta ao Algarve. Evenepoel está com a camisola amarela e é daqueles ciclistas que quer sempre ganhar tudo.

Num ano sempre especial de Jogos Olímpicos, Küng não esconde que vai pensando em Tóquio, ainda que até 29 de Julho tenha muito com que se preocupar. "Isto agora vai ser muito rápido. Vamos começar as clássicas da Primavera, posteriormente haverá um tempo para ultimar pormenores e depois vem o Tour e logo a seguir Tóquio. É muito importante que se trabalhe as pequenas coisas durante o Inverno, para não se começar a temporada a pensar que há coisas por fazer. Se se começar a época com tudo preparado, então é prefeito. É precisamente o papel deste contra-relógio no Algarve, para testar, para perceber se o que se fez durante o Inverno foi o mais correcto", referiu.

Sobre o desafiante percurso de Tóquio, de 44,2 quilómetros com muito sobe e desce, Küng realça como "será muito difícil e exigente", além de ter em conta que estará calor. "Vai ser preciso perceber como me sentirei quando lá chegar", disse, sabendo que se fizer a Volta a França até ao fim, terá apenas seis dias para recuperar da grande volta e de uma longa viagem até ao Oriente.

E no Tour não haverá tempo para relaxar, pois a Groupama-FDJ está cada vez mais crente que pode levar Thibaut Pinot à camisola amarela e assim o país ver novamente um francês a ganhar. Tal não acontece desde 1985, quando Bernard Hinault venceu. "Acho que especialmente o Thibaut Pinot viu no ano passado que podia ganhar. Percebemos que estando em boa forma, podemos lutar contra os melhores. Fizemos alguns erros. Por exemplo, perdemos muito tempo com os ventos cruzados, mas vamos aproveitar algumas das corridas por etapas até ao Tour para trabalhar estas coisas", afirmou.

Mas nem tudo depende da boa forma. Küng destacou como Pinot tinha estado fortíssimo nos Pirenéus, tendo vencido no mítico Tourmalet e depois, quando chegou aos Alpes, abandonou devido a uma lesão. "Como vimos em 2019, tudo muda muito rápido. Passa-se de praticamente um favorito, a estar fora da corrida. Isto é o ciclismo! Vamos fazer tudo para nos preparar, mas no final também precisamos de um pouco de sorte. Mas sim, acreditamos mais do que nunca", realçou.

Perfil do contra-relógio de Lagoa




Sem comentários:

Enviar um comentário