(Fotografia: Federação Portuguesa de Ciclismo) |
“A ideia era discutir a Volta à Bairrada com o César Fonte. Mas vi-me na frente numa corrida louca, alcançando uma vitória há muito ambicionada”, admitiu Antonio Angulo, citado pela Federação Portuguesa de Ciclismo. Jesús Ezquerra tinha vencido a primeira etapa, no sábado, mas o Sporting-Tavira não conseguiu defender a liderança, com os ataques a surgirem muito cedo nos 170,3 quilómetros entre o Luso e a Pampilhosa do Botão. O grupo de 13 ciclistas que se formou na frente conseguiu fazer vingar a fuga. Daniel Mestre (Efapel) e Samuel Caldeira (W52-FC Porto) tinham algum favoritismo para o final. Domingos Gonçalves (Rádio Popular-Boavista) foi o primeiro a tentar atacar, mas não conseguiu manter a diferença até à meta. Já Antonio Angulo teve sorte diferente e bateu por pouco Mestre e Caldeira.
Na classificação geral, Angulo deixou Daniel Mestre a oito segundos e Xuban Errazquin a 11. O espanhol da Rádio Popular-Boavista foi o melhor sub-23. Após esta primeira prova, a Taça de Portugal tem Angulo na frente com 100 pontos, mais 13 de Daniel Mestre e 20 que Errazquin.
O Grande Prémio de Mortágua, corrida que este ano aparece mais cedo no calendário, pois era habitual realizar-se no Verão, realiza-se na terça-feira, 25 de Abril. Serão 144 quilómetros algo "acidentados", com partida (12:00) e chegada na Avenida dos Bombeiros Voluntários.
(Fotografia: Federação Portuguesa de Ciclismo) |
(Fotografia: Federação Portuguesa de Ciclismo) |
O pelotão de juniores está este ano marcado pelo equilíbrio. Em 2016, João Almeida impôs algum domínio, mas com o campeão nacional agora no estrangeiro, as primeiras três competições tiveram outros tantos vencedores. Pedro Lopes (Alcobaça CC/Crédito Agrícola) assumiu a liderança da taça depois de no Troféu José Poeira, que se realizou no concelho de Odemira, ter sido o mais regular, com o terceiro lugar no contra-relógio de sábado e o quarto na prova em linha de domingo. As corridas tiveram como vencedores Fábio Costa (CC Barcelos/AFF/Orbea/Onda) e José Sousa (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel).
Pedro Lopes lidera a Taça de Portugal com 160 pontos, mais cinco que o Pedro Lopes, mas da Seissa/KTM Bikeseven/Matias & Araújo/Frulact e 20 que Fábio Costa (CC Barcelos/AFF/Orbea/Onda) e João Dinis (Rádio Popular-Boavista).
(Fotografia: Federação Portuguesa de Ciclismo) |
Deixando a estrada, José Borges e Ana Leite venceram este domingo as corridas de elite da primeira prova da Taça de Portugal de Enduro. Ambos pertencem ao Enduro BTT de Braga. José Borges completou as cinco especiais em 24:34 minutos, menos cinco segundos que Emanuel Pombo (Ciclo Madeira Clube Desportivo) e 53 que Gonçalo Gaspar (Penacova DH/UD Lorvanense).
Na corrida feminina, Ana Leite teve a concorrência de uma colega de equipa, mas com o tempo de 32:46, menos 24 segundos que Leandra Gomes, venceu e lidera a Taça de Portugal. Margarida Bandeira (Montanha Clube/Louzanpark) fechou o pódio, a 4:25 minutos da vencedora.
Tiago Ladeira (Casa do Povo de Abrunheira) foi o melhor em juniores e Bernardo Tavares (Maiatos/Reabnorte) venceu na categoria de cadetes. Nas de veteranos, as vitórias foram para ao master 30 Lino Correia (Vasconha BTT Vouzela), ao master 40 Vasco Correia (Penacova DH/UD Lorvanense) e ao master 50 José Salgueiro (MCF/XDream/Município de São Brás). O Vasconha BTT Vouzela venceu por equipas.
»»Volta a Portugal: uma etapa traiçoeira logo ao terceiro dia««
»»João Almeida vence na Turquia e dedica vitória a Michele Scarponi««
»»Carlos Salgueiro ganha ao segundo a Volta ao Concelho de Loulé««
Sem comentários:
Enviar um comentário